Prefeitura quer transformar área do Elevado Paulo de Frontin no ‘High Line Park Carioca’

Eduardo Paes já autorizou os estudos para implementação do espaço, que terá ciclovia, áreas de convivência, stands de comida e bebida e mostras de arte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Simulação do projeto para o Elevado Paulo de Frontin , no Rio Comprido (Foto: Divulgação)

A cidade do Rio de Janeiro pode ganhar sua versão do High Line Park, famoso parque suspenso localizado na cidade de Nova Iorque, nos Estados Estados. De acordo com informação do jornalista Ancelmo Gois publicada neste sábado (24/07), o prefeito Eduardo Paes autorizou os estudos de implantação de um parque urbano, com ciclovia, áreas de convivência e arte na parte de baixo do Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido, na Zona Norte do município.

Segundo informou o jornalista em sua coluna, o projeto será assinado pelo arquiteto Jorge Delmas. O custeio da inciativa ficará por contada Fundação Cesgranrio e por outras quatro fundações localizadas do entorno da região.

avenida paulo de frontin Prefeitura quer transformar área do Elevado Paulo de Frontin no 'High Line Park Carioca'
Avenida Paulo de Frontin (Foto: Bárbara Lopes em 09/08/2018)


História do Viaduto Paulo de Frontin

A ideia de se construir um espaço que ofereça boas opções gastronômicas e atividades culturais na parte inferior do Elevado Paulo de Frontin pode aquecer a economia da área e trazer a vida um espaço da cidade pouco movimentado e, constantemente, alvo de criminosos.

Advertisement

High Line Park

O projeto do parque na Zona Norte da Capital Fluminense é inspirado, como mencionamos no início do texto, no High Line Park, o espaço na Big Apple conta com mais de 500 tipos de plantas que fazem a ornamentação do trecho. O local é erguido em cima de uma espécie de minhocão feito sobre antigos trilhos ferroviários e também recebe eventos culinários, artísticos e outros de ordem cultural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura quer transformar área do Elevado Paulo de Frontin no 'High Line Park Carioca'
Advertisement

53 COMENTÁRIOS

  1. Aquela região está TOTALMENTE perdida há anos !
    Na década de 80 eu ainda frequentava o Clube Alemão lá no final da Rua Santa Alexandrina, espaço magnífico, muito verde , gente bonita e já no final da década de 80 a favelização da área destruiu a frequência do lugar com muita violência , tráfico de drogas a até mortes.
    Talvez a única solução que seria muito cara, seria a demolição do Elevado Paulo de Frontin que DESTRUIU uma área melhor até do que a própria Tijuca e um processo de limpeza nas favelas do entorno, buscando abrir ruas transitáveis e controle de construção nesses lugares, bem como reforço policial.

  2. Prefeito nervosinho ta preocupado em fazer mais area de lazer pra prefeitura delois gastar com manutencao. Ao inves de se preocupar em trazer empresas e empregos urgentes pro Rio de Janeiro, que é o que o carioca precisa, o prefeito “amigo” da Odebrecht ta preocupado em fazer festa e voltar correndo com carnaval pro rio, pros gringos virem fazer turismo sexual aqui como sempre. Prefeito precisamos de mais escolas tecnicas profissionalizantes e que vc traga empresas e bons empregos pro Rio, esse eh seu papel. Pare de ficar incentivando carnaval pra esses gringos virem atras de jovens sem futuro pra explorar durante carnaval.

  3. Porque ao invés disso, vc não coloca Médico as Clínicas da FamíliaMADUREIRA nãotem Médicos.Vc foi Reeleito pra isso Ne.Vamos trabalhar Né

  4. Realmente inacreditável, se gastar dinh. Num local cercado pela bandidagem e caminho das drogas da região. I viaduto deveria ser reformado, melhorando suas estruturas o Rio dragado, de tanto luxo e lido, em que fazencher em qualquer chuvinha e vem querer área gourmet?
    O pessoal não tem nem ônibus na região, suficiente para suprir a população.
    Quer aparecer esse corrupto.

    • O próprio prefeito retirou ônibus de nosso bairro. A linha 401 faz muita falta. O 439 sumiu, liguei pra prefeitura mas parece que o analfabeto funcional não leu ou não soube.
      Precisamos de transporte público de qualidade.
      Nós o elegemos para trabalhar pela cidade.

    • Concordo totalmente com você
      Esse trambolho acabou com os Bairros do Catumbi Rio Comprido. Uma excrescência.Pior, muito pior que o elevado da Rodrigues Alves

  5. A quantidade de analfabetos funcionais é um absurdo. A iniciativa privada que vai gastar o dinheiro e não a prefeitura, se não gostaram?! mande um e-mail para as 5 fundações responsável, simples assim.

    OBS: O dinheiro é deles, eles fazem o que quiserem.

    • Prefeito Paes Palho, não me engana não que essas fundações não tem cascalho nem pra começar as obras de canalização dos afluentes e daquele valão. Cesgranrio vive de aplicar provas de concurso. Nem que ela vendesse drogas! Essas obras tomando o cuidado com a estrutura do viaduto, certamente ficaria com a prefeitura. Seja sincero: o que as fundações vão pagar é o mais barato, o frufru externo da arquitetura… florezinhas…

    • Concordo plenamente.
      Ja fiz várias solicitações para que seja feita dragagem no rio (fétido). Tbm reparos naa estruturas do viaduto, pois a ferragem está à mostra.
      Fiz pedido no primeiro e no segundo governo do Eduardo Paes.
      Nada feito até a presente data. Só promessa.

  6. Não faça isso! Sou contra. O canal transborda. O viaduto sem manutenção onde árvores crescem nos ralos. Local de vários acidentes. Poluição sonora horrível. Tem arrastão dos bondes. Tiros e rajadas de metralhadora diariamente. Procure outro local, como exemplo uma parceria com o clube alemão…área arborizada do Rio comprido. Revitaliza casarios q temos muitos, melhora a iluminação. Coloca asfalto na Santa Alexandrina

    • Asfalto na rua Santa Alexandrina e na Avenida Paulo de Frontin. Reparos no viaduto.(estrutura). Precisamos tbm de reparos nas calçadas sob o viaduto. Estão uma vergonha, onde idosos sofrem ao atravessar para o outro lado.
      Precisamos de obras de infraestrutura e não frufrus.

  7. Até o início do ano a Prefeitura tava falida, não tinha dinheiro nem pra pagar funcionários públicos, que não tem reajuste há mais de 4 anos. Agora que entrou um pouco de dinheiro de arrecadação, vai ser tudo gasto nisso.

    • Muitos precisando de moradia com custo baixo, este bunda rachada gasta nosso dinheiro com isso q não é uma necessidade direta para pessoas

  8. Pessoal que está reclamando dos gastos com o dinheiro público, tem que melhorar a leitura / interpretação de texto: “O custeio da inciativa ficará por contada Fundação Cesgranrio e por outras quatro fundações localizadas do entorno da região.” Se for para revitalizar a região e melhorar a situação de abandono e, com isso, ficar menos perigoso, será ótimo!

  9. Cara pensa primeiro em dar condições do povo se deslocar ida e volta do trabalho, a população na sua maioria não tem dinheiro para participar dessas suas invenções. Cara a grande maioria que virou em você está com fome, desempregada e você tentando criar espaços gourmet, se liga cara, estamos no Brasil quebrado.

  10. Quem mandou votar no Dudu!!!
    Que absurdo!!! Um viaduto sem conservação,que já foi identificado perigo nas estruturas.
    Eduardo saiu deixando em seu mandato anterior os cofres da Prefeitura zerado.
    Que vergonha Eduardo Pães!!! Embaixo deste viaduto onde tem vários assaltos.
    Com tantas coisas para fazer.
    Vai roubar lá na China.

  11. Bem feito! O carioca votou nesse lixo, agora vai aturar por quatro anos a roubalheira dele. Em plena pandemia, com tantas necessidades o cara inventando obra desnecessária para encher o bolso. Isso aqui não e Nova York, onde você se escondeu por um tempo. Agora ele fala em Réveillon e Carnaval, como se a pandemia estivesse sob controle. O povo brasileiro está entregue nas mãos desses políticos de carreira.

  12. Cheio de pivétes e mendigos cagando na rua na cidade toda, vc não consegue andar sem um “cracudo” te implorar até a morte por dinheiro para eles comprarem mais drogas, Méier, Tijuca, Centro e Copacabana são os lugares mais afetados e esse Otávio querendo fazer graça

  13. Escolas fechadas , trasporte inexistente na zona oeste e Norte , esse pilantra querendo fazer obras pra superfaturamento com o nosso dinheiro ,sem contar as clínicas da família que estão sem médicos e medicamento básico , RJ está a mercê de BANDIDOS a décadas !!!

  14. O Rio, que passa embaixo do viaduto, costuma encher e transbordar; como vai ficar o que for feito? Gasto desnecessário.
    Conserta as vias que estão necessitando de cuidados; buracos, tampas “deprimidas”, afundamento de vias(como na Av. Ayrton Senna, na posta em direção a Barra, em frente a Vila do Pan), e muitas outras coisas, que os cariocas precisam.

  15. Essa semana mesmo eu presenciei um tiroteio de fuzil nesse lugar. Mais uma louca utopia a ser bancada com o dinheiro de quem paga o iptu abusivo dessa prefeitura delirante.

  16. Dudu, invista esse dinheiro na melhoria dos bens públicos já existentes!!!! Transforme as vias do BRT em uma imensa ciclovia; Instale em cada estação do BRT um posto da GM para cuidar das estações;

  17. Tem que fazer melhorias nas ruas do bairro. E no entorno do mesmo, Estácio, Praça da Bandeira. Isso está largado às traças de muito tempo. Não moro por aí mais sempre passo, em São Cristóvão onde moro também está largado. É complicado á maneira de como se encontra aí. Por esses lados do Rio Comprido na verdade á cidade no geral. Falta limpeza melhorias das ruas esgoto arquitetura e urbanismo. Muitos prédios e casas velhas sujas largadas.

  18. As calçadas da zona norte e oestes estão sem conservação há anos, e vem esse prefeito criar obras caras e desnecessárias. Prioridade é palavra que não faz parte do dicionário dele!

  19. Precisa conservar o Centro da pie onde esta abandonado . Centro da cidade, escola, hospitais , creche para as crianças ..não fazer mais um construção no viaduto.. Antes disso tem que ver as rachaduras do viaduto que quando chove fica pingando na cabeça das pessoas que anda por baixo..sou moradora da Hadock lobo.próximo ao viaduto..e gostaria que o prefeito fisece melhoria em todo bairro pq as ruas cheia de buracos.uma vergonha.

  20. Sinais de trânsito inoperantes, lixo acumulado sem coleta regular, transporte capenga… Mas o “Administrador” precisa criar obras, pra encher mais o bolso. E viva a impunidade!

  21. Vai pagar as dívidas que a Prefeitura acumula da gestao anterior, os fornecedores nao tem culpa da corrupcao que assola nosso Municipio. VERGONHA de viver nesse Estado e Pais!

    • E vou adicionar… além do que disse a Bárbara, aproveita e também pague as dívidas da sua última gestão também, prefeito Paes Palho! Depois de tudo pago… aí você cria gastos novos.

  22. Dudu não inventa moda, faz o básico pois nem isso tem dinheiro e energia para fazer. Cidade cheia de buracos, linha vermelha as escuras, asfalto da linha vermelha um lixo, bairros cheioa de buracos
    Depois que conseguir resolver estes problemas e tiver dinheiro em caixa, vc pensa nessas maquiagens.

    • Além do fato de que por ali, há anos atrás, uma aluna da Estácio tomou um tiro enquanto tomava café na faculdade Estácio e ficou com sequelas disto. A área precisa de muita melhoria estrutural para só depois disso melhorar nestes frufrus. Prefeito Paes Palho quer fazer o bolo pela cereja.

      • Foi na Rua do Bispo, na Estácio, se não me engano isso ocorreu nos anos 90 !
        Acabaram com a vida da menina e o tráfico segue numa boa, hoje bem pior do que nos anos 90 e o Eduardo “Nervosinho” Paes quer fazer quiosque embaixo do Elevado para arrumar vítimas para os pobrezinhos oprimidos pela sociedade , os bandidos que se proliiferam por ali.

  23. Cobrir o canal sob o viaduto? Vai durar até a primeira enchente. Devia fazer algo para melhorar a cidade, que está um lixo, desde sua ultima gestao.

  24. Realmente melhor terminar o BRT, recuperar todas as estações depredados, colocar policiamento 24hs.
    Se quiser fazer algo de bom para o Rio Comprido pode começar pintando de branco a parte de baixo do viaduto e na parte superior das colunas (a parte inferior seria entregue a grafiteiros). Colocar muita iluminação de LED. Pronto! A luz reflete-se no branco dando vida para a Caverna Paulo de Frontin! Finalmente, conversar com a comunidade as melhores formas de ocupar o espaço.

  25. Sr Eduardo Paes,o Rio de Janeiro tá cheio de problemas, dentre outros problemas estruturais.Concerta o que tá quebrado e depois crie novas idéias.

  26. Vai ficar lindo cheio de mendigos e cracudos habitando nele. Não adianta copiar modelos de cidades do primeiro mundo, enquanto o povo brasileiro vive em guetos dignos dos fundões da África ou da Ásia. É preciso melhorar renda, educação, condições de vida para o povo. Isso aí é coisa de mauricinho alienado .

  27. Interessante a iniciativa.
    Se for algo bem planejado e que no final ofereça segurança para quem frequentar..será uma boa para melhorar a qualidade de vida nos bairros.E não devemos esquecer que em 1971, o Rio de Janeiro viveu uma de suas maiores tragédias: um trecho de 50 metros do Elevado Engenheiro Freyssinet — mais conhecido como viaduto Paulo de Frontin — desabou sobre o cruzamento da Rua Haddock Lobo com a Avenida Paulo de Frontin, na Tijuca, matando 29 pessoas e ferindo outras 18.
    E espero que este viaduto tenha manutenção preventiva.

  28. Só obra de decoração.para botar dinheiro no bolso. O que o Rio Comprido precisa é de iluminação, segurança e que os posto de saúde funcione

  29. Ao invés de gastar esse dinheiro com algo desnecessário a cidade, porque não vem a Campo Grande e veja o que o maior bairro do município do Rio precisa. Asfaltamento destruído, calçadas inexistentes, sem um plano de urbanização condizente, praças e ruas com mato fazendo cócegas nos pés de Deus, mas você gosta de gastar dinheiro no que o RJ não precisa, como os parques olímpicos que nunca mais foram usados. Cade o autódromo que você disse que faria antes de demolir o Nelson Piquet? Mentiroso safado e ladrão, as vigas da Perimetral ainda estão desaparecidas. Eduardinho, pergunta pro CABRAL VOCÊ SABE QUE ELE SABE ONDE ESTA, MAS NÃO PODE DIZER SE NÃO MORRE.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui