Prefeitura recebe Selo Diamante em transparência pública

Avanço significativo deste ano é atribuído à ampliação de documentos disponibilizados nos portais oficiais do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Administração municipal alcançou um índice de transparência de 98,66% em 2024 Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) concedeu à Prefeitura o Selo Diamante em transparência pública, durante uma solenidade realizada, nesta quarta-feira (19), na sede administrativa do município, na Cidade Nova.

A certificação, que foi recebida pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), é a mais alta distinção do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A honraria foi entregue pelo presidente do TCM, Luiz Antônio Guaraná, que também preside o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e em nome da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“É uma honra muito grande ter esse reconhecimento. Ele reflete um dos meus compromissos de campanha, que é o de assegurar um trabalho sério e comprometido com os cariocas. Chegamos a esse resultado com um esforço conjunto de todos aqueles que trabalham pela nossa cidade aqui, na Prefeitura”, disse Eduardo Paes durante a solenidade.

Em 2024, o município atingiu 98,66% de transparência, ultrapassando os 95% necessários para a conquista o Selo Diamante. O resultado posiciona o Rio em 1º lugar entre as capitais com mais de 500 mil habitantes e em 2º lugar no ranking geral. A disponibilização de documentos nos portais oficiais do município contribuiu para o avanço.

Todos os anos, o PNTP avalia instituições públicas que divulgam informações claras, acessíveis e detalhadas à população, concedendo os selos Diamante, Ouro e Prata. O PNTP é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas estaduais.

Para esta edição, o PNTP incluiu 88 critérios e 258 itens, distribuídos em 19 dimensões, entre as quais estão acesso à informação, prestação de contas e transparência ativa. Os resultados da Prefeitura evoluíram progressivamente nos últimos anos: 2022, com índice de 86,62%; 2023, 88,8%; e 2024, com 98,66% de transparência.

Entre os documentos que contribuíram para a elevada pontuação da Prefeitura estão listas fiscais de contratos, terceirizados, diárias, obras públicas (com informações ampliadas), principais documentos de dispensa e inexigibilidade, e detalhes das renúncias de receita.

“Esse Selo Diamante inédito reafirma nossa missão de garantir que todo carioca tenha acesso fácil e ágil às informações da administração municipal, possibilitando o pleno exercício da cidadania. A transparência é um pilar essencial para uma gestão eficiente e participativa”, comentou o secretário Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT), Rodrigo Corrêa.

O Programa Nacional de Transparência Pública avaliou mais de sete mil portais de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta federal. Desse total, apenas 1.831 foram certificados; com 23,99% atendendo os critérios mínimos de transparência, e  7,86% das entidades avaliadas recebendo o Selo Diamante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Prefeitura recebe Selo Diamante em transparência públicaddr newsletter Prefeitura recebe Selo Diamante em transparência pública

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui