Prefeitura registra mais de 17 mil autuações em duas semanas de fiscalização

Durante o período de medidas mais restritivas, foram aplicadas 996 multas a bares, restaurantes e ambulantes e 190 estabelecimentos e festas foram fechados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio registrou 17.837 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias – nos 14 dias de fiscalização do decreto nº 48.644, que impunha medidas mais restritivas no município. Durante esse período, foram aplicadas 996 multas a bares, restaurantes e ambulantes e 190 estabelecimentos e festas foram fechados.

As restrições mais severas tiveram início no dia 26 de março com o fechamento dos serviços não essenciais por dez dias, até o dia 4 de abril. Depois, a medida foi estendida até esta quinta-feira (08/04). Neste período, bares e restaurantes tinham permissão para funcionar apenas com entregas em domicílio e nos sistemas take away e drive-thru. Outras medidas também foram adotadas, como a proibição da realização de eventos de qualquer natureza, entre elas as festas e rodas de samba, e a realização de competições esportivas.

“O saldo dessas duas semanas de fiscalizações de medidas mais restritivas foi positivo. A população, em sua grande maioria, respeitou as determinações da Prefeitura e com isso conseguimos coibir aglomerações. Aos que insistem em não colaborar, seguiremos firmes nas ruas, realizando nossas operações por todo o município e autuando quem não cumprir as novas regras vigentes a partir de hoje. Nosso foco é preservar vidas”, avalia Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública.

A partir desta sexta-feira (09/04), entrou em vigor o decreto nª 48.706, que flexibilizou parte das medidas de restrição na cidade. Com isso, bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres podem funcionar até as 21h, sendo permitido o consumo apenas para clientes sentados às mesas. Após este horário, eles terão tolerância de uma hora para efetivo encerramento do atendimento.

Advertisement

Os clubes sociais e esportivos podem funcionar até as 21h, condicionado o acesso às áreas de lazer e recreação somente a partir das 11h. Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de festa, salas de apresentação, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, parques de diversões, temáticos e aquáticos, pistas de patinação, atividades de entretenimento, visitações turísticas, exposições de arte, aquários e jardim zoológico podem funcionar entre 12h e 21h.

Outras restrições foram mantidas pelo novo decreto, como a proibição da permanência na areia das praias, o estacionamento na orla e o funcionamento de boates, casas de espetáculos, festas públicas, particulares e afins.

A fiscalização das medidas acontece em toda a cidade e os comboios de fiscalização contam com agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar. Outra frente de ação consiste nas forças-tarefa da Guarda Municipal, que realiza rondas em pontos onde são registradas aglomerações e no atendimento de denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura registra mais de 17 mil autuações em duas semanas de fiscalização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui