Prefeitura registrou mais de 12 mil ações no Carnaval 2021

Desde a sexta de carnaval, 12, ações conjuntas da Seop com a Vigilância Sanitária resultaram em 149 multas e 45 interdições em locais com aglomerações e eventos monitorados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Secretaria Municipal de Ordem Pública

O plano da Prefeitura do Rio para coibir aglomerações no período que seria de carnaval (da sexta-feira, 12/02 até as 6h desta segunda-feira, 22/02) resultou em mais de 12 mil ações de fiscalização e outras atividades realizadas pelos órgãos municipais envolvidos. Somente nas operações conjuntas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) com a Guarda Municipal, Instituto de Vigilância Sanitária e o apoio da Polícia Militar, foram contabilizadas 195 inspeções sanitárias, com 149 autos de infração e 45 interdições em estabelecimentos por descumprimento das medidas de proteção à vida e outras irregularidades, como falta de licenciamento. Guardas municipais também constataram 464 infrações sanitárias por aglomeração e falta de máscara, totalizando 613 multas do tipo.

De modo geral, a nossa avaliação para a fiscalização nesse período é positiva. O tradicional carnaval carioca não existiu em 2021. Com nosso monitoramento e notificações prévias também conseguimos impedir a realização de festas e eventos, que foram cancelados ou até mesmo transferidos para outros municípios. A maior dificuldade foi em pontos com registros de aglomerações antes mesmo desse período, mas não deixamos de fiscalizar esses locais, aplicando multas e interditando estabelecimentos”, avalia o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, lembrando que as medidas de proteção à vida continuam, e as fiscalizações também.

Em dez dias, 43 comboios integrados pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop fiscalizaram 64 locais de eventos em toda a cidade, interditando 32 deles por aglomeração ou indícios de festa clandestina. Além das inspeções e infrações sanitárias, a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Seop) registrou 135 fiscalizações (podendo ser nos mesmos estabelecimentos), com 29 autuações e 11 interdições por alvará em desacordo ou a falta dele, e utilização de mesas e cadeiras em área externa sem autorização.

Apreensões – Na fiscalização do comércio ambulante, a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU, da Seop) fiscalizou mais de 230 vendedores, multou 30 e preencheu 81 autos de apreensão de itens diversos, entre eles bebidas em garrafas de vidro, o que é proibido. Somando as apreensões da Vigilância Sanitária (16) em eventos e da Guarda Municipal (47), foram feitos, ao todo, 144 autos referentes a 13.910 itens levados para o depósito público de Bonsucesso, a maioria bebidas: 13.066, sendo 8.366 alcoólicas. Já equipamentos e caixas de som foram 42.

Advertisement

Remoções – Já na fiscalização do trânsito e transportes, desde a sexta, 12, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) autuou 321 e removeu 25 vans e kombis (oito piratas) em toda a cidade. Somente nos pontos de bloqueio e patrulhamento na orla (previstos no plano municipal para o período), foram 225 autuações e sete remoções (quatro piratas). Já a Coordenação de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) removeu 1.821 veículos por estacionamento irregular e multou outros 598. Os dois órgãos também fazem parte da estrutura da Seop.

Fim de semana: 40 multas em estabelecimentos, quatro interdições e três eventos cancelados

Entre sábado, 20/02, e a madrugada desta segunda, 22/02, os comboios de fiscalização da Seop registraram quatro interdições, 40 multas em estabelecimentos e três eventos cancelados: o “Boteco das Pretas”, em um clube de swing no Pechincha; a roda de samba Sobell Santiago, em quadra esportiva da Rua Mario Hue, em Ramos, com apreensão de 3.226 bebidas diversas; e apresentação de DJ na boate New Mariuzinn, em Copacabana. O roteiro também contemplou pontos do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Leblon, Maracanã, Tijuca, Vila Isabel, Lapa e Centro.

As interdições – todas cautelares (temporárias) e realizadas no sábado – foram para o clube do Pechincha (que também foi multado e teve 508 unidades de bebidas apreendidas), para a boate de Copacabana (também multada e com aparelhagem de DJ apreendida) e para dois estabelecimentos na Barra: um depósito de bebidas e o restaurante Padano.

Ainda no fim de semana, os bairros com mais registros de infrações sanitárias foram a Barra da Tijuca (avenidas Olegário Maciel e Érico Veríssimo), com 12 multas, e Leblon (Rua Dias Ferreira, a Avenida Ataulfo de Paiva e Praça Cazuza), com 10. As multas foram por descumprimento às medidas de proteção à vida, incluindo aglomeração, falta de espaçamento adequado entre mesas, e pessoas fumando em local fechado ou consumindo bebidas em pé.

GM-Rio realiza mais de dez mil ações de fiscalização, além de ocorrências e auxílios diversos em dez dias

50966118283 5d340e1334 o Prefeitura registrou mais de 12 mil ações no Carnaval 2021
Secretaria Municipal de Ordem Pública

A Guarda Municipal do Rio realizou 10.674 ações de fiscalização das infrações de trânsito, dos transportes públicos e das normas sanitárias, além de atuar em ocorrências, auxílios e atendimentos diversos em toda a cidade, entre os dias 12 e 21 de fevereiro. Até o momento, a estatística parcial inclui 7.305 multas de trânsito aplicadas, 1.759 ocorrências diversas (sendo 38 com registros em delegacias por crimes e contravenções penais), 464 infrações sanitárias (aglomerações e falta do uso de máscara) e 279 flagrantes de calote da passagem nos transportes públicos (BRT e VLT).

Até domingo, dia 21, foram realizados 609 atendimentos ao cidadão com solicitações recebidas pela Central 1746, incluindo aglomerações e casos de perturbação do sossego. Ao todo, a GM efetuou 868 deslocamentos de equipes para verificar as denúncias, sendo que 541 foram constatadas em áreas públicas, 133 em estabelecimentos comerciais e 194 não foram confirmadas. Os agentes registraram, no período, 464 notificações de infração sanitária por aglomeração e pela falta do uso de máscara facial em via pública e no interior de estabelecimentos privados. Para conscientizar a população, foram realizadas ainda 126 ações com a transmissão de mensagens e alertas sonoros sobre a Covid-19 em variados pontos do Rio.

Trânsito e transportes – Em toda a cidade foram aplicadas 7.305 multas de trânsito por diversas irregularidades previstas no código de trânsito, como o estacionamento irregular. Desde as 5h de sexta-feira, dia 12, agentes do Grupamento Especial de trânsito atuaram em ação conjunta nas barreiras instaladas em pontos estratégicos para evitar a entrada de ônibus, vans e outros veículos de fretamento na cidade. Durante a fiscalização nos transportes públicos, os agentes fizeram ainda 279 flagrantes de calote da passagem com multas registradas em estações do BRT e no interior do VLT.

Fiscalização costeira – A Guarda Marítima Municipal fiscalizou 258 embarcações de médio e grande porte, que sairiam a passeio com festas, na Marina da Glória e no Quadrado da Urca desde sexta-feira, dia 12. Do total, 24 responsáveis foram notificados por aglomeração, sete barcos tripulados foram impedidos de sair e 93 cancelaram passeios com festas programadas por desacordo ao Decreto 48.500, de 4 de fevereiro de 2021, que estabelece normas para o uso de áreas públicas e para o exercício de atividades econômicas. Agentes do Subgrupamento de Operações Náuticas participaram ainda de operações conjuntas com a Capitania dos Portos. 

Esquema operacional – O esquema operacional funcionou diariamente em todas as regiões da cidade, onde equipes das forças tarefas fizeram o monitoramento preventivo de diversos estabelecimentos, ruas, praças e espaços públicos para coibir a realização de blocos e eventos, proibidos como medida sanitária para evitar a disseminação da Covid-19. Ao todo, cerca de 500 guardas municipais atuaram por dia com apoio de 36 veículos e 32 rádios de comunicação, além de smartphones. A operação contou ainda com equipes especializadas atuando nos comboios de fiscalização coordenados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura registrou mais de 12 mil ações no Carnaval 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui