Prefeitura repensa liberação ‘pouco restritiva’ e camelôs autorizados a trabalhar serão mais fortemente fiscalizados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Seop

No início da tarde desta quinta-feira (04/06), você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que a Prefeitura havia liberado os cerca de 14 mil vendedores ambulantes oficialmente licenciados a retomar seus trabalhos na cidade. Eles deveriam seguir as recomendações de higiene, como utilização constante de máscaras de proteção e álcool gel 70%, mas estariam aptos a trabalhar sem nenhum tipo de ”burocracia”.

Pois bem, depois da polêmica em torno do assunto e da opinião de especialistas em relação ao risco que os camelôs correm devido à possibilidade de aglomerações entre eles próprios, a Prefeitura reviu a situação. A partir de agora, os ambulantes serão fiscalizados tanto pela Guarda Municipal quanto pela Subsecretaria de Vigilância e Fiscalização Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Caso estejam desrespeitando as determinações, os vendedores em conformidade com a lei irão perder o crachá de identificação disponibilizado pelo município e os ilegais terão suas mercadorias apreendidas.

”As medidas de agora são mais restritivas ao comércio ambulante das que já existiam. No decreto de faseamento, os ambulantes que estavam autorizados a trabalhar nessas áreas [orla, areia, feiras e mercados populares], agora não vão poder trabalhar. A grande liberação do comércio ambulante não é fato. Apenas 40% do comércio ambulante autorizado da cidade do Rio de Janeiro pôde voltar a trabalhar”, disse o coordenador de Controle Urbano do Rio, Eduardo Furtado.

Advertisement

Nesta quinta, inclusive, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) estiveram no camelódromo da Uruguaiana, no Centro do Rio, para fiscalizar e impedir que houvesse comercialização de produtos considerados não essenciais, evitando, assim, aglomerações na região.

fiscalizao na uruguaiana 49969886598 o Prefeitura repensa liberação 'pouco restritiva' e camelôs autorizados a trabalhar serão mais fortemente fiscalizados
Secretaria Municipal de Ordem Pública presente no camelódromo da Uruguaiana nesta quinta (04/06) – Foto: Divulgação/Seop

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura repensa liberação 'pouco restritiva' e camelôs autorizados a trabalhar serão mais fortemente fiscalizados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui