Prefeitura sanciona lei que reconhece Mercado Popular da Rocinha como Patrimônio Imaterial do Rio

Tombamento do local era uma reivindicação antiga dos comerciantes que atuam por lá, devido ao interesse social e cultural da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mercado Popular da Rocinha - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou neste sábado (04/09) uma lei municipal que reconhece o Mercado Popular da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, como Patrimônio Imaterial da Cidade.

Vale ressaltar que o tombamento do local era uma reivindicação antiga dos comerciantes que atuam por lá, devido ao interesse social e cultural da região. Além disso, com a medida, os trabalhadores que ocupam aproximadamente 200 boxes instalados há décadas na entrada da comunidade passam a ter mais segurança econômica.

A sanção da nova lei aconteceu na quadra da Acadêmicos da Rocinha, diante de dezenas de trabalhadores. Responsável pela assinatura, o prefeito Eduardo Paes (PSD) sugeriu que, no local, ocorra uma reestruturação, com a possibilidade de concessão de alvará para os donos dos boxes.

”Esse modelo desenvolvido aqui na Rocinha é ideal, especialmente neste momento de crise, em que é preciso ter a cidade organizada, mas tem o trabalhador passando dificuldade, precisando levar o sustento para casa. Tem como compatibilizar o sofrimento das pessoas com a organização da cidade, e o mercado popular é um exemplo disso”, disse ele, acompanhado pelo novo secretário Habitação do Rio, Claudio Caiado.

Advertisement

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que também participou do evento, destacou a importância de investimento na economia da capital fluminense e se comprometeu com a continuidade de levar melhorias ao local.

”O Mercado Popular da Rocinha é fundamental para gerar negócios e manter a renda dos trabalhadores. Temos o desafio de retomar a atividade econômica, e isso está sendo possível com a aceleração da vacinação na cidade”, disse Bulhões.

Rocinha1foto BETH SANTOS Prefeitura sanciona lei que reconhece Mercado Popular da Rocinha como Patrimônio Imaterial do Rio
Prefeito Eduardo Paes na quadra da Acadêmicos da Rocinha em 04 de setembro de 2021 – Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Um dos coordenadores do Mercado Popular da Rocinha, Mozart Gonçalves, por sua vez, falou sobre o alívio que o gesto representou para todos trabalhadores do local. ”É muito importante o tombamento do mercado. isso significa estabilidade e garante ao trabalhador gerar sua renda com dignidade para sustentar a família. E o mercado tem ainda suas tradições, uma origem nordestina, que deve ser preservada”, ressaltou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura sanciona lei que reconhece Mercado Popular da Rocinha como Patrimônio Imaterial do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura sanciona lei que reconhece Mercado Popular da Rocinha como Patrimônio Imaterial do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui