Preguiça ameaçada de extinção é devolvida à natureza em Campos dos Goytacazes

O animal, originário da Mata Atlântica, estava perdido na beira de uma estrada na Zona Rural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: (Inea Divulgação)

A preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus Ill), animal que figura entre os dez mais ameaçados de extinção no Estado do RJ, foi resgatada por uma equipe do Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os agentes realizaram a soltura do animal que foi encontrada por um morador da região e condutor de visitantes da unidade de conservação. O animal, originário da Mata Atlântica, estava perdido na beira de uma estrada na Zona Rural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A preguiça é um macho de grande porte e foi libertado em um trecho da floresta na zona de amortecimento da unidade de conservação. A área escolhida é próxima do local de resgate, estratégia fundamental para que que a readaptação ocorra com sucesso. 

Bradypus torquatus Ill é uma preguiça-de-três-dedos, endêmica na Mata Atlântica, que ocorre principalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ameaçada de extinção, mede entre 45 a 75 cm de comprimento, pesa até 10 kg e tem pelagem castanha e nuca com longos pelos negros, formando uma espécie de crina. Além da caça, a fragmentação do hábitat devido à extração de madeira, à produção de carvão e à ocupação urbana é uma das causas do risco de extinção da espécie. 

O gestor do parque, Carlos Dário, conta que o condutor de visitantes, assim que encontrou a preguiça-de-coleira em situação de risco, acionou a equipe do parque.

Advertisement

O Rafael Guimarães, além de morador da região, é um dos nossos condutores treinados e credenciados pelo parque. Este resgate é um excelente resultado de nosso trabalho de aproximação e valorização da mão de obra local“- disse Dário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Preguiça ameaçada de extinção é devolvida à natureza em Campos dos Goytacazes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui