Premiada em São Paulo, Adega Santiago chega ao Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como disse, o VillageMall vem se tornando referência em gastronomia,  dando aval a essa opinião está a nova casa que abrirá no mall, é a premiadíssima Adega Santiago, com 3 casas em São Paulo, que chega ao Rio com sua “tasca” que privilegia vinhos e a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas.

Fundada em 2006 pelo empresário Ipe Moraes, a Adega Santiago do VillageMall terá 100 lugares, com projeto do  arquiteto carioca Thiago Bernardes, vencedor em 2015 do prêmio Architizer, um dos mais importantes da arquitetura contemporânea.

Prato de peixes frescos 4 1 Premiada em São Paulo, Adega Santiago chega ao Rio
Prato de peixes frescos

Um dos pontos altos da casa é o balcão de frios e frutos do mar. Ali, a ala fria do cardápio é a grande estrela com ostras, salmão marinado, vieiras na concha, o especialíssimo jamón pata negra 60 meses e mais. Colorido e refrescante, o prato de peixes frescos em fatias finas, servidos com camarão, gotas de azeite e limão-siciliano não poderia ser mais a cara do Rio.

A carta de vinhos é uma atração à parte. São cerca de 120 rótulos focados em produtores da Espanha e Portugal, incluindo alguns com importação própria. Destaque para o Touriga Nacional 2015, da vinícola Quinta do Castro, no Douro, e o Prado Enea Gran Reserva 2006, da vinícola Bodegas Muga em La Rioja. Dos rótulos exclusivos da casa a atenção vai para o Quinta da Bica Colheita 2011, do Dão. Os vinhos licorosos e as bagaceiras, muito tradicionais nos balcões ibéricos não poderiam ficar de fora. Entre as opções, marcas emblemáticas como as aguardentes Adega Velha e Palácio da Brejoeira, o vinho do Porto Graham Six Grapes e o jerez Hidalgo. Do bar saem ainda especialidades como a Sangría, preparada com mix de frutas, Cointreau, brandy, suco de laranja e vinho tinto, coquetéis clássicos, caipirinhas caprichadas e chope bem tirado.

Advertisement
polvo a galega 2 ed Premiada em São Paulo, Adega Santiago chega ao Rio
Polvo a Galega –
Foto: Tadeu Brunelli

Símbolo da proximidade entre portugueses e espanhóis – eternos rivais e cúmplices –, a culinária popular do sul da Península é o ponto de partida do cardápio, elaborado por Ipe e comandado pelo chef Alexandre Vortagel. A seleção de tapas, petiscos e pratos revela similaridades como o Arroz rico, equivalente lusitano da Paella, e as Rabanadas, chamadas de torrijas na Espanha. Símbolos nacionais como as Alheiras e as Batatas bravas também estão presentes. Além de figurar no menu acompanhado de uma coxa de pato confit, o Arroz de pato serviu de base para uma releitura abrasileirada, o Arroz de rabada. Molusco muito apreciado em ambos os lados da fronteira, o polvo é ingrediente principal de duas tapas que também são servidas como principal – do lado português, o Polvo à tasquinha, feito no forno à lenha com batatas ao murro, cebola e limão; e do lado espanhol, o Polvo à galega.

 Mas se há uma estrela no cardápio da Adega é mesmo o bacalhau, que aparece em diferentes preparações, com destaque para a Tibornada de bacalhau, grelhado e servido em lascas com batatas ao murro e cebolas. Do forno a lenha, saem o Bacalhau com broa, que vem coberto por uma casquinha crocante de farofa de broa portuguesa, e a Bacalhoada na lenha, feita como manda o figurino, com pimentões, tomate, cebolas, batatas, ovos e azeitonas. O forno a lenha tem grande importância na cozinha da casa – a combinação da madeira com as altas temperaturas, que podem chegar a 400°C, confere um toque defumado e uma textura diferente aos pratos.

Sardinhas Portuguesas na lenha 2 Adega Santiago MÉDIA 1 Premiada em São Paulo, Adega Santiago chega ao Rio
Sardinhas Portuguesas na lenha

Na seção de tapas e petiscos, Carpaccio de polvo, Croquete de pato e Sardinhas portuguesas assadas na lenha são alguns dos sucessos da casa. A novidade é o Ceviche ibérico, que leva melão, atum, salmão e peixe branco, é temperado com coentro, pimenta dedo de moça e suco de limão siciliano.

As sobremesas listam estrelas da gulodice como Churros com doce de leite artesanal e a Goiabada e queijo Serra da Estrela, versão especialíssima do clássico mineiro. Os doces conventuais estão bem representados com o Pastel de nata e a Torta de Santiago, tradicional da cidade de Santiago de Compostela, feita à base de amêndoas.

Serviço:
Avenida das Américas, 3900, 2º piso – Barra da Tijuca – Tel: (21) 3900-1605
Segunda: 12h às 15h e 18h às 23h
Terça a Quinta: 12h às 15h e 18h à 0h
Sexta e Sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 22h
www.adegasantiago.com.br

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Premiada em São Paulo, Adega Santiago chega ao Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui