O estado do Rio se prepara para enfrentar um final de semana de temperaturas baixas, principalmente durante as noites, madrugadas e manhãs, a partir desta sexta-feira (19/07). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para o fenômeno, avisando que a temperatura mínima pode chegar a 3ºC.
O tempo seguirá firme em todo o Rio, sem previsão de chuva, o que contribui para madrugadas mais geladas. A ausência de nuvens, que normalmente funcionam como um cobertor retendo o calor acumulado durante o dia, permite a rápida perda de calor durante a noite.
Segundo o Inmet, o sul do estado pode sofrer com geadas neste final de semana. As atenções estão voltadas para as partes mais altas do Parque Nacional do Itatiaia, o ponto mais alto do Rio, que já registrou a menor temperatura do país em 2024, com -8,5ºC em maio. A altitude nas partes mais extremas pode chegar a 2.450 metros.
A Região Serrana também será afetada pela friagem, com mínimas em torno de 10ºC nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis.
Na capital, as temperaturas mínimas mais baixas devem ser registradas nos bairros mais altos, como o Alto da Boa Vista, e no subúrbio, especialmente nas regiões da Vila Militar, Realengo e Bangu, onde a previsão é de 13ºC, segundo o Climatempo. Essas áreas estão localizadas em vales, o que aumenta a sensação de frio, principalmente durante as manhãs.
A semana inteira deve ser marcada por manhãs geladas e máximas agradáveis, variando entre 24ºC e 27ºC, pelo menos até a próxima quinta-feira.