Presença de aves cor de rosa mostra recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Colhereiros presentes na Lagoa são prova do resultado do trabalho de restauração da região realizado pelo biólogo Mário Moscatelli há 32 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As grandes aves rosas, chamadas de Colhereiros, vistas na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, além de capivaras, caranguejos, frangos d´água, garças e pássaros pescadores conhecidos como savacus, mostram a recuperação ambiental da região.  

WhatsApp Image 2021 09 06 at 11.35.00 1 Presença de aves cor de rosa mostra recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Há 32 anos, o biólogo Mário Moscatelli, pioneiro na restauração desse ecossistema, começou esse trabalho. A criação de um bioparque seria uma etapa a mais no trabalho de Moscatelli, que teve início, em 1989, para transformar o cenário degradado da Lagoa, onde eram comuns as tubulações despejando esgotos domésticos e líquidos poluentes dos postos de gasolina, em uma área de preservação ambiental recuperada.

Além dos animais, as plantas também são simbólicas nessa recuperação. Moscatelli calcula que plantou mais de 4.500 plantas no entorno da Lagoa.

“A tragédia que vivemos no Rio de Janeiro, seja no ambiente, seja na educação, seja na saúde, é nossa culpa. Nós é que elegemos essa gente e somos nós que não exigimos dessa gente qualidade na prestação de serviços”, afirma Moscatelli.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presença de aves cor de rosa mostra recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui