Preservacionistas darão abraço simbólico ao Palacete Visconde de São Lourenço neste sábado

O motivo é a polêmica do “destombamento” do palacete, divulgado pelo DIÁRIO DO RIO nesta semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Neste sábado (19/02), às 11h, preservacionistas vão fazer um abraço simbólico ao Palacete Visconde de São Lourenço, no Centro do Rio. O motivo é a polêmica do “destombamento” do palacete, divulgado pelo DIÁRIO DO RIO nesta semana.

A prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEIS), embargou a obra de demolição que estava sendo realizada no local pelo seu novo proprietário.

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro e o CAU-RJ/Conselho de Arquitetura e Urbanismo também fizeram um documento, assinado por várias entidades, nessa quarta (16/02)  repudiando o destombamento e a demolição ilegais do Solar. Além de o prédio ser tombado, o imóvel faz parte da área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC), da Cruz Vermelha, sob a tutela municipal.

O Solar do Visconde de São Lourenço fica na na esquina da Riachuelo com a Rua dos Inválidos. Trata-se de um prédio em estilo colonial português, com três pavimentos, cuja construção foi iniciada no Século XVIII, e que é tombado pelo Iphan, órgão federal de patrimônio. O imóvel, um dos últimos da época colonial na região, se assemelhava muito ao Paço Imperial, mas, depois de anos utilizado como colégio e depois como casa de cômodos, acabou incendiado em 1990 e nunca restaurado.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Preservacionistas darão abraço simbólico ao Palacete Visconde de São Lourenço neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui