Presidente Bolsonaro ‘indulta’ Daniel Silveira

O raro Instituto da Graça é de responsabilidade total do Presidente da República. Indulto a Daniel Silveira coloca mais pólvora na briga entre Bolsonaro e o STF.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cleia Vianna/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PTB) recebeu nesta quinta-feira, 21/4, do presidente Jair Bolsonaro (PL) o raríssimo Instituto da Graça, um indulto individual e de total discricionariedade do Presidente da República, o qual é responsável na aferição dos benefícios e na avaliação de seus efeitos, podendo alcançar o réu processado, o sentenciado provisório ou definitivo.

Silveira foi condenado na quarta-feira, 20/4, por quase unanimidade do Supremo Tribunal Federal por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF. A decisão foi tomada por dez votos a um, apesar de a constituição federal garantir inviolabilidade de parlamentares por suas palavras e votos.

De acordo com O Globo, o decreto de Bolsonaro afirma que a medida foi tomada considerando, entre outros pontos, “que a sociedade encontra-se em legítima comoção, em vista da condenação de parlamentar resguardado pela inviolabilidade de opinião deferida pela Constituição, que somente fez uso de sua liberdade de expressão“. A concessão da graça é feita por decreto presidencial e não necessita de aprovação de nenhuma outra autoridade.

É uma notícia de extrema importância para a nossa democracia e a nossa liberdade. É um documento que eu comecei a trabalhar desde ontem, quando foi anunciada a prisão de oito anos e 10 meses (nove meses) ao deputado federal Daniel Silveira“, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito num vídeo em que aparece acompanhado de sua esposa.

Advertisement

É costume nos Estados Unidos da América o presidente conceder graça a aliados e correligionários, ou a pessoas de confiança condenadas no exercício de funções leais ao presidente, o que costuma ocorrer no último dia do governo.

A decisão promete colocar mais fogo na guerra entre os ministros do Supremo Tribunal Federal e o Bolsonarismo. E ainda pode ter reflexos no Congresso e nas eleições de 2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presidente Bolsonaro ‘indulta’ Daniel Silveira
Advertisement

15 COMENTÁRIOS

  1. Decisão bizarra de um presidente em desespero, tentando se agarrar aos seus últimos fanáticos e blindar outros criminosos iguais a ele.
    Liberdade de expressão não é Liberdade de ofensa, muito menos Liberdade de apologia à violência.
    Daniel Silveira precisa ser punido de forma exemplar e o Congresso precisa criar leis (e um cód de conduta para os parlamentares) que coíba esse tipo de postura e mantenha o deputado/senador/vereador focado no que deveria ser o mais importante: criar leis que tragam benefício real pro país.

    • Desde quando o cód penal estabeleceu que Liberdade de expressão não é Liberdade de ofensa, muito menos Liberdade de apologia à violência.
      😉

  2. Artigo 84 é prerrogativa do presidente da República, gostem ou não esta na Constituição Federal e tem que ser respeitada, inclusive o próprio Ministro Alexandre de Moraes, em uma arguição a defendeu.
    Desde o primeiro dia de governo o STF acata qualquer pedido, o mais esdruxulo que seja, vilipendiando e desautorizando os atos do Presidente, o próprio Ministro A. de Moraes interferiu na nomeação na época do Diretor geral da P F, prerrogativa do PR.
    Tudo que o sistema Globo noticia sobre o presidente, o faz em caráter difamatório pois perdeu os recursos do governo, emissora totalmente sem credibilidade, parece mais um partido político de esquerda devido a sua militância politica descarada e histérica de seus colaboradores.

  3. Michel Temer usou do mesmo “indulto” para soltar o pedófilo e chefe de um rede de exploração sexual de menores Sr Adail Pinheiro quando prefeito de Coari no Amazonas, inclusive com direito a matéria no fantástico. Esse Alexandre de Morais nem deveria estar lá, o cara só beneficia bandido, André do RAP que o diga. A fonte ai ….
    https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/ex-prefeito-condenado-por-exploracao-sexual-tem-pena-extinguida-no-am.html

  4. “A decisão promete colocar mais fogo na guerra entre os ministros do Supremo Tribunal Federal e o Bolsonarismo. E ainda pode ter reflexos no Congresso e nas eleições de 2022.”
    Que fogo?? O desejado, desde sempre, deste joranl.

  5. “A decisão promete colocar mais fogo na guerra entre os ministros do Supremo Tribunal Federal e o Bolsonarismo. E ainda pode ter reflexos no Congresso e nas eleições de 2022.”
    Que fogo? O da redação deste jornal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui