Presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana denuncia desvio de vacinas contra a Covid-19

As denúncias de Luciara Amil falam, ainda, de pessoas furando a fila da vacinação e desinformação nos dados da saúde. Uma das consequências é a falta de terceira dose na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Em quase um ano de fiscalização, o gabinete da presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil (Republicanos), concluiu que cerca de 5 mil doses de vacina contra a Covid-19 foram desviadas do município do Noroeste Fluminense durante a pandemia causada pelo Coronavírus. Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público.

WhatsApp Image 2022 01 10 at 17.41.39 Presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana denuncia desvio de vacinas contra a Covid-19

“Tivemos o cuidado de solicitar todas as informações a Secretária Municipal de Saúde, e, em paralelo, também abrimos um processo administrativo junto a Secretária Estadual de Saúde, a fim de confrontarmos todas as doses de vacinas recebidas X doses aplicadas, visando sempre os princípios básicos da administração pública. Concluímos nosso trabalho com todas as evidências dos fatos e demos ciência a este aos seguintes Órgãos; Promotoria de Justiça Criminal, Departamento da Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e, por fim, ao Ministério da Saúde que, posteriormente, através do OuvidorSUS, encaminhou à Secretaria Estadual de Saúde para tomar ciência dos fatos e determinar o que entender cabível para averiguação daquilo que foi noticiado dos fatos que, em tese, apontam indícios de irregularidades na aplicação e destinação final das doses dos imunizantes contra a Covid-19”, afirma a vereadora.

O gabinete de Luciara estima que o prejuízo para o munícipio pode ter sido de, aproximadamente, R$ 270.401,68. Ainda segundo o gabinete, com este dinheiro daria para construir um posto de saúde na zona rural, ou reformar outros postos dos bairros da cidade.

Além disso, a presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus de Itabapoana destaca outros problemas, como: pessoas desrespeitado o cronograma de vacinação determinado pelo Ministério da Saúde, furando fila e falsificando documentos; irregularidades nos registros no painel de vacinação Covid-19 do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e inoperância do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde – SIES, do Ministério da Saúde. 

Advertisement

O gabinete alega que dados atualizados e precisos sobre o atual estágio da Covid-19 no munício não estão sendo divulgados e a cidade praticamente não tem testes para diagnosticar a doença. A preocupação em relação à terceira dose já é uma realidade na cidade, pois o Governo do Estado, segundo a vereadora, informou que não vai mais enviar vacinas para Bom Jesus de Itabapoana, pois o repasse total de imunizantes já foi realizado.

O MP declarou que vai investigar desvio de cinco mil doses de vacina contra a Covid-19 em Bom Jesus do Itabapoana. A Prefeitura da cidade ainda não se pronunciou sobre o caso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana denuncia desvio de vacinas contra a Covid-19
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui