Presidente da SuperVia diz em CPI da Alerj que furtos de materiais quadriplicou nos últimos 2 anos

A concessionária sofre com furtos de cabos e equipamentos, o que impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados à população

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Em depoimento à CPI da ALERJ, o presidente da SuperVia declarou que o furto de materiais impacta de forma significativa os serviços prestados pela concessionária / Foto: Ale Silva/Futura Press/VEJA

O presidente da SuperVia, Antônio Carlos Sanches, participou de uma audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira (04/04), com o objetivo de identificar as causas das interrupções e atrasos nos serviços de trens da concessionária.

O presidente da SuperVia apresentou aos deputados, como justificativa para os transtornos enfrentados pelos usuários dos trens da empresa, os furtos de cabos e equipamentos. Segundo Sanches, somente em 2022, ocorreram 347 furtos desses materiais. Na argumentação do representante da Supervia, o número de ocorrências quase quadruplicou de 2021 para 2022.

Ainda segundo, Antônio Carlos Sanches os furtos afetam de forma direta a qualidade dos serviços prestados.

“Se fala muito sobre o furto de cabos, e muitas vezes é colocado como algo menor. Mas com o furto se interrompe a comunicação entre maquinista e centro de comando. Com isso, temos que tirar trens de circulação, aumentar o intervalo e reduzir a velocidade das composições em operação. O passageiro sente na plataforma e no trem. No dia 24 de janeiro, por exemplo, tivemos 60 metros de cabo furtados, o que ocasionou o cancelamento de 41 viagens, o atraso médio de 9 minutos em 29 viagens, deixando de transportar 98.400 usuários”, explicou o presidente da SuperVia.

Advertisement

O representante da concessionária adiantou que a empesa direcionou 2 equipes para repor, durante a madrugada, as peças furtadas. Uma das medidas tomadas pelo empresa para evitar furtos foi embutir parte da fiação no subsolo, com a ajuda do processo de concretagem dos mesmos. Cada quilômetro deste embutimento, segundo Sanches, teria o custo de R$ 340 mil. A aplicação do procedimento em toda a linha férrea, somente para os cabos de sinalização, custaria à concessionária aproximadamente R$ 100 milhões.

A presidente da CPI, a deputada Lucinha (PSD) criticou a qualidade do serviço ferroviário, além de questionar a atuação de órgãos fiscalizatórios:

“Vemos matérias todos os dias sobre a precariedade do sistema de trens, e quem perde emprego e chega atrasado é o trabalhador. O que faz a Agetransp, que deve auxiliar com informações? A secretaria de Transportes não apresenta estudos sobre o furto de cabos,” disse a deputada.

Já a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) destacou a falta de integração do poder público em suas várias frentes de atuação, incluindo Segurança Pública:

“Existe uma grande quadrilha atuando, não estamos lidando com pessoas agindo isoladamente. Precisamos tratar o processo de forma coletiva. Toda a linha férrea tem que ser monitorada, com cuidado, já que envolve áreas dominadas pela milícia e pelo tráfico. No entanto, não vemos os órgãos públicos atuarem em conjunto”, observou a Enfermeira Rejane.

O presidente da SuperVia, durante a audiência, também apresentou outro dado alarmante no cotidiano das estações de trens, onde 12 das 104 delas não contam com sistema de câmeras de segurança, fato que coloca em risco a segurança dos funcionários por conta da violência.

A falta de monitoramento nessas estações foi classificada pela assessor técnico da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), Álvaro Eugênio, como um fato “gravíssimo”, uma vez que demonstra a ausência da atuação do poder público no local.

“Ter estações que não estão sob controle do estado é gravíssimo. Tenho certeza de que o secretário de Transportes relata ao governador estes fatos. Trabalhamos com empenho para fazer o transporte melhor,” declarouÁlvaro Eugênio.

Sobre a ausência de câmaras de monitoramento em 12 estações de trem da SuperVia, o deputado Luiz Paulo (PSD) comentou:

“É obrigação de todas as estações de trem ter câmeras. Considero que não é possível ter um sistema de transporte estruturado que não seja visto de forma integrada com a segurança pública. Tem que ser visto de forma sistêmica. O varejo é mais difícil de combater, difícil de investigar”, observou Luiz Paulo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presidente da SuperVia diz em CPI da Alerj que furtos de materiais quadriplicou nos últimos 2 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui