Presidente do TJ-RJ permite censura a quadrinhos na Bienal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Claudio de Mello Tavares, deferiu o pedido de suspensão da liminar proferida pelo desembargador Heleno Nunes. Com isso, a Prefeitura do Rio pode buscar e apreender na Bienal do Livro os livros que consideram inadequados para crianças, em especial o “Vingadores: A Cruzada das Crianças“, mas o trabalho vai ser inútil, os quadrinhos foram todos vendidos, e outros 14 mil livros de temática LGBT foram comprados pelo youtuber Felipe Neto e doados neste sábado, 7/9.

A decisão do presidente do TJ foi com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e disse que “É inegável que os relacionamentos homoafetivos vêm recebendo amparo pela jurisprudência pátria, notadamente dos tribunais de cúpula (…) Contudo, também se afigura algo evidente neste juízo abreviado de cognição, que o conteúdo objeto da demanda mandamental, não sendo corriqueiro, não se encontrando no campo semântico temático próprio da publicação (livro de quadrinhos de super-heróis que desperta notório interesse em enorme parcela das crianças e jovens, sem relação direta ou esperada com matérias atinentes à sexualidade), desperta a obrigação qualificade de advertências, nos moldes pretendido pelo legislador“. Ou seja, obviamente o desembargador não entende o significado dos quadrinhos nos dias de hoje (ou 10 anos atrás, como é o caso desta HQ).

É bom ressaltar que os quadrinhos mostra apenas 1 beijo entre 2 adolescentes. Sem dúvida essas história vai acabar indo para o STF, onde o ministro Celso de Mello já ironizou Crivella “É a visão dele, cada qual tire a sua conclusão. Quem sabe ele recolhe as TVs também. Estou cansado de ver beijo homossexual em novela”, e disse mais ao Broadcast Estadão ” “Estamos em pleno século 21, é preciso ter uma visão aberta, uma visão tolerante e distinguindo sempre religião e Estado, preservando a liberdade de expressão. Esta (a liberdade de expressão) é intocável em um Estado democrático, mas em um Estado totalitário, religioso, não

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presidente do TJ-RJ permite censura a quadrinhos na Bienal
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui