Neste ano de 2018, celebramos os 200 anos de museus no Brasil, marcado pela criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ. Tragicamente é também o ano em que testemunhamos a sua triste destruição, e de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio descomedido, bem como assistimos aos desdobramentos desse desastre para todo o campo museal. Esses dias nos impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante.



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para a 12ª Primavera dos Museus. De 18 a 23 de setembro, haverá visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico do MAST, visitas orientadas pelo campus, oficinas científicas, planetário e observação do Sol. As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades. Durante a semana, o público terá a oportunidade de observar o Sol, de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

Projeto de Observação do Sol

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano no início da estação homônima. Confira abaixo a Programação do MAST para a 12ª Primavera dos Museus:

19/09 – 15h às 16h
AÇÃO EDUCATIVA – Caminhada pelas Edificações Históricas do campus do MAST- A arquitetura do campus MAST/Observatório Nacional tem uma longa história. Venha conhecê-la.

20/09 – 14h às 16h
OFICINA – De leitura dos objetos de ciência e tecnologia-Quando e onde foram fabricados? Até quando foram usados? em que pesquisas? Venha participar desse desafio!

20/09 – 14h30 às 15h30
OFICINA – Cartografia e Crianças- Participantes podem utilizar sua criatividade para criar mapas por meio de recortes, desenhos e pinturas.

22/09 – 17h30 às 20h
AÇÃO EDUCATIVA – Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 – 17h30 às 20h
AÇÃO EDUCATIVA – Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 – 15h às 17h
AÇÃO EDUCATIVA – Os visitantes poderão observar o Sol,através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

22/09 – 16h às 17h30
AÇÃO EDUCATIVA – Faça Você Mesmo: Oficina na qual os participantes aprendem a construir, e levam para casa, experimentos lúdicos. Antes e depois da construção,os temas são abordados de forma descontraída.

22/09 – 16h às 17h
AÇÃO EDUCATIVA – Visita mediada: O maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil guarda segredos que você nem imagina… venha conhecer! Onde você acha que o hora oficial do Brasil é gerada?

23/09 – A partir das 15h
PLANETÁRIO INFLÁVEL DIGITAL: Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui