Primavera dos Museus no MAST

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Neste ano de 2018, celebramos os 200 anos de museus no Brasil, marcado pela criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ. Tragicamente é também o ano em que testemunhamos a sua triste destruição, e de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio descomedido, bem como assistimos aos desdobramentos desse desastre para todo o campo museal. Esses dias nos impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante.



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para a 12ª Primavera dos Museus. De 18 a 23 de setembro, haverá visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico do MAST, visitas orientadas pelo campus, oficinas científicas, planetário e observação do Sol. As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades. Durante a semana, o público terá a oportunidade de observar o Sol, de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

Projeto de Observação do Sol 1 low Crédito MAST 2 Primavera dos Museus no MAST
Projeto de Observação do Sol

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano no início da estação homônima. Confira abaixo a Programação do MAST para a 12ª Primavera dos Museus:

Advertisement

19/09 – 15h às 16h
AÇÃO EDUCATIVA – Caminhada pelas Edificações Históricas do campus do MAST- A arquitetura do campus MAST/Observatório Nacional tem uma longa história. Venha conhecê-la.

20/09 – 14h às 16h
OFICINA – De leitura dos objetos de ciência e tecnologia-Quando e onde foram fabricados? Até quando foram usados? em que pesquisas? Venha participar desse desafio!

20/09 – 14h30 às 15h30
OFICINA – Cartografia e Crianças- Participantes podem utilizar sua criatividade para criar mapas por meio de recortes, desenhos e pinturas.

22/09 – 17h30 às 20h
AÇÃO EDUCATIVA – Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 – 17h30 às 20h
AÇÃO EDUCATIVA – Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 – 15h às 17h
AÇÃO EDUCATIVA – Os visitantes poderão observar o Sol,através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

22/09 – 16h às 17h30
AÇÃO EDUCATIVA – Faça Você Mesmo: Oficina na qual os participantes aprendem a construir, e levam para casa, experimentos lúdicos. Antes e depois da construção,os temas são abordados de forma descontraída.

22/09 – 16h às 17h
AÇÃO EDUCATIVA – Visita mediada: O maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil guarda segredos que você nem imagina… venha conhecer! Onde você acha que o hora oficial do Brasil é gerada?

23/09 – A partir das 15h
PLANETÁRIO INFLÁVEL DIGITAL: Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primavera dos Museus no MAST
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Primavera dos Museus no MAST
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui