Primeira Academia Nacional de Guarda-parques do Brasil será em Guapimirim

Academia será inaugurada neste sábado (31/08), quando é comemorado o dia mundial do guarda-parque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Neste sábado (31/07), será inaugurada a primeira Academia Nacional de Guarda-Parques do Brasil, no município de Guapimirim. O dia mundial do guarda-parque é celebrado na mesma data e a realização do evento será também homenagem aos profissionais da área.

A escola está localizada no Núcleo Paraíso, dentro do Parque Estadual dos Três Picos, e ficará aberta para diferentes públicos quando as medidas de restrição por conta da pandemia se tornarem mais brandas. A estrutura servirá tanto para servidores públicos quanto para pessoas que não integram a esfera pública estadual, municipal e federal. Até mesmo as crianças serão contempladas com a inauguração da academia por meio de oficinas educativas.

Essa é uma conquista importante para os guarda-parques e também para o meio ambiente. Através dos treinamentos, capacitações e cursos teremos profissionais cada vez mais preparados para trabalhar pela preservação ambiental“, destaca o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello

O principal objetivo da academia é formar protetores do meio ambiente e capacitar cada vez mais integrantes de órgãos que já atuam combatendo incêndios, fiscalizando denúncias e exercendo a proteção da fauna e flora brasileira. 

Advertisement

Os protetores vão ter uma academia que vai se chamar APUMA – Academia de Protetores de Unidades do Meio Ambiente. Essa APUMA vai ter o símbolo com uma sussuarana, que é o nosso puma (Puma concolor). Esse é um espaço importante para oferecer treinamentos aos guarda-parque e orientá-los para todos os tipos de ocorrências“, explica o tenente-coronel Alex Alves, gerente dos guarda-parques do Inea. O grupo também será homenageado no local pela celebração internacional da função tão importante para a preservação do meio ambiente.

A academia possui uma grande estrutura com diferentes áreas para treinamentos e cerca de 54 alojamentos com camas e armários para os alunos que estiverem em realizando algum curso na localidade. Um dos planos futuros é realizar intercâmbios com academias de outros países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Portugal para trocar experiências e saberes sobre a proteção do meio ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira Academia Nacional de Guarda-parques do Brasil será em Guapimirim
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui