Primeira cervejaria do Brasil fica no Rio de Janeiro

Vale citar que segundo recente pesquisa realizada por Credit Suisse em conjunto com Euromonitor e Statista o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Atualmente tomar uma cerveja faz parte do cotidiano de muitos cariocas, seja no churrasco de domingo, para comemorar, reunir os amigos ou até mesmo curtir um happy hour após o trabalho. A bebida carrega em sua história uma parte do Rio de Janeiro. Isso porque, foi o estado que produziu a primeira cervejaria do Brasil, e assim, fez com que a bebia se popularizasse e caísse no gosto do brasileiro.

A primeira cervejaria imperial do Brasil foi a Bohemia, que surgiu na cidade de Petrópolis em 1853, sendo produzidas em garrafas. Com o sucesso, outras marcas foram criadas como Brahma e Antártica. Vale ressaltar que hoje, segundo recente pesquisa realizada por Credit Suisse em conjunto com Euromonitor e Statista, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países amantes da cerveja consumindo mensalmente cerca de seis litros, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

Nova Cervejaria Bohemia Petropolis Primeira cervejaria do Brasil fica no Rio de Janeiro



A cerveja chegou ao Brasil em meados de 1654 quando os holandeses desembarcaram com suas companhias na cidade de Recife com algumas amostras da bebida, a receita e o material necessário para prepará-la. O intuito era fazer o nordeste como pioneiro da produção de cervejas, entretanto, os holandeses foram embora do Brasil e levaram com eles todas as bebidas produzidas.

Foi somente em 1808 que a cerveja voltou ao Brasil, com a chegada da família real portuguesa em solo carioca. Dessa vez, a bebida era importada por ingleses, tendo em vista que Portugal e Inglaterra eram aliados na época. Com o domínio de vendas, o custo para o consumo era altamente elevado fazendo com que a cerveja se tornasse inviável para a população. A partir deste momento, foi autorizado a abertura dos portões e a produção alemã passou a ser comercializada por aqui.

Advertisement
45836 25672 1 Primeira cervejaria do Brasil fica no Rio de Janeiro

O liquido com o gosto mais leve produzido pela Alemanha caiu nas graças do carioca, mas a importação ainda era complicada, pois as cervejas chegavam em barris, os valores ainda eram altos e os materiais para sua fabricação, como a cevada e lúpulo também eram difíceis de se encontrar.

historia da cerveja no Brasil Primeira cervejaria do Brasil fica no Rio de Janeiro

Foi no ano de 1853 que o alemão Henrique Leiden chegou à cidade de Petrópolis e finalmente introduziu a indústria da cervejaria no Brasil, fundando, portanto, a sua primeira fábrica de cervejas. Após dez anos, a empresa passou para as mãos de Hernique Kremer, responsável por popularizar a bebida que passou então a ser comercializada em garrafas, com preços mais acessíveis ao público.

O negócio passou a se tornar tradição de família com o seu neto assumindo a fábrica e a modernizando por completo. Desde então, a cerveja é uma das principais paixões não só do carioca, mas de todo o Brasil sendo facilmente encontrada em bares e lojas com diferentes marcas nacionais e internacionais. Mas tudo começou no Rio de Janeiro.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira cervejaria do Brasil fica no Rio de Janeiro
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. OLá, Sérgio, esse assunto muito me interessa também. Sabe-se que a primeira cervejaria no Brasil foi criada em 1853, curiosamente o ano que se formou oficialmente o meu estado, o Paraná.
    Você tem a data da fundação da Bohemia em Petrópolis no ano de 1853?

  2. Me dedico a pesquisar a história da cerveja no Brasil e posso afirmar que essas informações estão ultrapassadas.
    Dê uma olhada no meu blog para informações mais atualizadas sobre o tema.

    • Realmente não me dedico a pesquisas na internet, blogs, redes sociais, etc. Tanto que não tenho nem quero ter Facebook, Instagram, You tube, só tenho WhatsApp e olhe lá, mas adoro história.
      De forma que, fiquei bastante curioso quanto a verdadeira história das cervejas e cervejarias nacionais!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui