Primeira etapa do curso da Defesa Civil Nas Escolas capacita de professores da rede pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Teixeira

O projeto Defesa Civil Nas Escolas, parceria entre as secretarias de Ordem Pública (Seop) e de Educação (SME), finalizou nesta sexta-feira (08/04) a primeira fase do programa de capacitação online para cerca de 150 professores do quinto ano do ensino fundamental. Na ocasião, foi apresentada uma metodologia de aplicação de conteúdos de prevenção e primeiros socorros para ser trabalhada em sala de aula com os alunos.

A segunda etapa do projeto, programada para acontecer entre os dias 11 de abril e 24 de junho, contará instruções presenciais de práticas de primeiros socorros, ministrada em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio de Janeiro, e de prevenção e combate a incêndios, com equipes da Coordenação de Estudos, Pesquisa e Treinamento (COEPT) da Defesa Civil. Todas as 11 coordenadorias regionais da Secretaria Municipal de Educação serão contempladas nesta agenda de ações.

Os resultados do projeto já podem ser vistos com professores que estão utilizando em sala de aula alguns temas e metodologias aprendidas nas capacitações, incluindo de Proteção e Defesa Civil nas aulas de inglês, portugês e matemática. Entre os assuntos abordados estão as atribuições do órgão, os cuidados preventivos que devem ser adotados durante chuvas fortes, noções de percepção do risco, entre outros assuntos.

O retorno do projeto, agora de forma híbrida (online/presencial), dá continuidade a um programa de sucesso que contribui para o aumento da percepção de risco dos jovens e transforma os alunos do quinto ano em agentes multiplicadores dentro de suas casas e na vizinhança, formando uma sociedade mais segura”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves da Silva.

Advertisement

O programa teve início no dia 15 de março e foi reformulado com objetivo de alcançar um público maior. Antes, as ações eram feitas apenas com os alunos. Agora, os professores também recebem as instruções e podem trabalhar os assuntos por meio de jogos, gincanas e dinâmicas em sala de aula.

Os inscritos receberam quatro módulos online de capacitação, dois com treinamentos teóricos, sobre proteção e defesa civil e primeiros socorros e dois com metodologias que podem ser usadas para abordagem desses dois temas na escola. Após as atividades presenciais da segunda etapa, ainda vai acontecer uma terceira ação do projeto com as equipes da Defesa Civil visitando 33 escolas da rede pública de ensino para atuação direta com as crianças, aplicando as metodologias com objetivo de prepará-las para uma vida mais segura.

O projeto Defesa Civil nas Escolas foi criado em 2013 e leva para dentro das salas de aula temas voltados para redução de riscos de desastres. Com isso, os alunos participam de diversas atividades, como prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental, primeiros socorros, atitudes que precisam ser tomadas em ocorrências de chuvas fortes, entre outros ensinamentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira etapa do curso da Defesa Civil Nas Escolas capacita de professores da rede pública
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui