Primeiro telefonema da América Latina foi feito entre Santa Cruz e o Palácio de São Cristóvão

Vale citar que o Brasil foi o segundo país do mundo a receber um aparelho telefônico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução

Hoje em dia, falar no telefone é algo normal, cotidiano… Mas, o Rio de Janeiro, de certa forma, faz parte dessa história desse aparelho. Isto porque, foi na Cidade Maravilhosa a primeira chamada telefônica da América Latina.

A ligação foi entre Santa Cruz e o Palácio de São Cristóvão. Vale citar também que, com esta ligação, o Brasil foi o segundo país do mundo a receber um aparelho telefônico.

O feito histórico aconteceu na Fazenda Imperial de Santa Cruz, que já teve sua história contada no DIÁRIO DO RIO. O local também foi cenário de outros momentos históricos, como quando D. Pedro I se reuniu com José Bonifácio antes de tomar a decisão de declarar a independência do Brasil, em 1822.

O Bairro de Santa Cruz tem muita história, e é por isso que durante a Eco92, ele foi reconhecido como primeiro ecomuseu comunitário do Brasil… justamente por ter tantos patrimônios históricos a céu aberto“, explicou Andressa Lobo, responsável pelo projeto Descubra Santa Cruz RJ.

Advertisement

Bairro Imperial

Além disso, tramita pela Câmara o projeto de lei 630/2021, que reconhece o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, pela sua importância histórica e cultural, como Bairro Imperial. O texto tem autoria do vereador Carlo Caiado (União Brasil).

Segundo o projeto, caberá ao Poder Executivo adotar as medidas necessárias para a divulgação da história que cerca o nome e justifica o reconhecimento do bairro de Santa Cruz como Bairro Imperial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro telefonema da América Latina foi feito entre Santa Cruz e o Palácio de São Cristóvão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui