Na última terça-feira (15/02), a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi devastada por um temporal de grandes proporções, que deixou mais de 100 mortos e centenas de desabrigados. A cidade, conhecida como “imperial”, é praticamente um museu a céu aberto, e uma das mais turísticas do estado.
O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil — em nome de seu irmão, o Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz de Orleans e Bragança, e da Família Imperial Brasileira — enviou uma mensagem de apoio e solidariedade às famílias que vêm sofrendo com a tragédia.
“Quero manifestar nossa profunda consternação com os terríveis danos causados pelas fortes chuvas em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, que deixaram numerosos mortos e desabrigados“, disse Dom Bertrand de Orleans e Bragança.
Confira a nota completa:
“Meus caros brasileiros e, de modo muito particular, meus caros petropolitanos,
Em nome de meu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e no da Família Imperial, quero manifestar nossa profunda consternação com os terríveis danos causados pelas fortes chuvas em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, que deixaram numerosos mortos e desabrigados.
Neste momento de grave dificuldade, o trabalho incansável de bombeiros, policiais, médicos e enfermeiros, bem como o de beneméritos particulares – dentre os quais há muitos monarquistas –, merece nossa admiração e gratidão, pois bem demonstram a caridade própria de um povo autenticamente voluntarioso e cristão.
A Família Imperial, tão estreitamente ligada a Petrópolis, encontra-se sempre disposta a servir ao seu povo, oferecendo ainda nossas orações e solidariedade a todos os que vêm sofrendo. Rogo a Deus Nosso Senhor, por intercessão do Padroeiro São Pedro de Alcântara, que proteja e dê alento à boa gente petropolitana nesta hora de aflição e necessidade”.
A fé sem obras é vã. Cadê a parte prática para ajudar os desabrigados, herdeiros da Cidade Jmperial?. O mundo espiritual tem verdades que o material precisa reconhecer. Felizes os misericordiosos pq herdarão a misericórdia do Senhor. Venha para a luta, limpar o chão, fazer doações materiais. Tem muito trabalho a ser feito.
Até que enfim, a Família Imperial se pronunciou!…
Quanto foi que sua majestade doou aos desabrigados?
Dou todo apoio à Família Imperial do Brasil. Rezemos e ajudemos Petrópolis!