Problema na água causa epidemia de diarreia na população carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Morador do Rio de Janeiro com copo de água alterada em 2020 - Foto: Reprodução/Internet

Nos últimos dias, os moradores da cidade do Rio de Janeiro, de maneira geral, tiveram uma ”surpresa” nada agradável. Um problema – já detectado – no sistema de distribuição de água da Cedae vem causando diarreia em boa parte da população.

Embora muitos adultos também tenham adquirido o problema, as crianças, por estarem em fase de crescimento, acabam sendo as mais afetadas, apresentando quadros mais severos.

Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a diarreia é a maior causa de morte entre crianças com menos de 5 anos.

Procon-RJ estuda processar Cedae

Nesta quarta-feira (08/01), o Procon-RJ instaurou um Ato de Investigação Preliminar contra a CEDAE. O objetivo da ação é averiguar possíveis problemas na qualidade da água fornecida.

Advertisement

A abertura do ato de investigação foi motivada por denúncias recebidas, reportagens, reclamações de consumidores e vídeos divulgados pela imprensa, onde os consumidores relatam que a água estava turva e com mau cheiro. A autarquia vai questionar a empresa se a água está própria para o consumo e quais medidas serão adotadas para normalizar o serviço entregue ao consumidor.

A Ceade terá 10 dias, a contar do recebimento da notificação, para esclarecer diversos questionamentos, tais como:

  • Quais os bairros e regiões foram afetados pela alteração na água?
  • Qual o motivo dessas alterações e quantos consumidores apresentaram reclamação junto a Cedae?
  • Houve laudo técnico nas áreas afetadas? Qual foi o resultado? Existe algum risco aos consumidores?
  • A empresa concederá o direito ao reembolso aos consumidores que tiveram gastos extraordinários por conta destes fatos?
  • Quais as medidas a Cedae está tomando para sanar e evitar novos problemas como este? Existe previsão de normalização dos serviços?

Estas serão algumas perguntas que a empresa terá que responder ao Procon-RJ.

A equipe de fiscalização está nesta quarta-feira (08/01) colhendo informações em alguns bairros e nesta quinta (09/01) continuará fazendo este trabalho em outras regiões citadas pelos consumidores.

O Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, ressalta que diante de uma situação de vulnerabilidade do consumidor, o Procon está tomando as providências cabíveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Problema na água causa epidemia de diarreia na população carioca
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Moro em Irajá e à água continua com cheiro e gosto de barro. Até quando temos que consumir essa porcaria que a Cedae nos fornece sem cerimônia! Continua causando diarréia e tonteira na população. Queremos ser ressarcido pelos danos causados e despesas com água mineral!!!

    • Bom dia, Neide. Me chamo Leonardo, sou filho de Norma, que acredito ser sua irmã. Estamos buscando contato, para confirmar essas informações. Você poderia fazer contato pelo meu whatsapp para, quem sabe, confirmarmos? (79) 99112-2041.

  2. Moro em Jacarepagua, Freguesia. A agua esta com cheiro e sabor de terra.
    Estamos comprando agua mineral de boa procedência, mas o gasto, inesperado,
    tem sido alto. Não contavamos com esta despesa.
    Acho que a CEDAE deve reembolsar tais despesas, atraves de comprovante de nota fiscal.
    Outra medida, seria descontar um percentual da conta de agua, dos bairros atingidos, ate
    a agua estar saudavel para consumo.

  3. Até o presente momento não foi observado turbidez na água no meu bairro em Bras de pina, porém tive 3 dias de diarréia e continua até o presente momento

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui