Procon Carioca cobra esclarecimentos da Uber sobre mudanças na plataforma

De acordo com as novas regras, os motoristas terão conhecimento do destino e do valor da corrida antes de aceitarem o serviço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Meramente Ilustrativa - Foto: Divulgação/Uber

O Procon Carioca enviou notificação para a Uber, empresa de transporte por aplicativo, pedindo esclarecimentos sobre o anúncio de mudanças na plataforma. De acordo com as novas regras, os motoristas terão conhecimento do destino e do valor da corrida antes de aceitarem o serviço. Dessa forma, poderão decidir se aceitam ou não a viagem, considerando o destino final e quanto receberá por ela.

Os técnicos do Procon Carioca relatam que a realização de tal prática poderá ocasionar, especialmente no município do Rio de Janeiro, um incremento no tempo de espera do consumidor e na não aceitação das corridas, já que a estimativa gerada pelo aplicativo leva em consideração a existência de carros próximos ao usuário. Dessa forma, havendo a possibilidade de o motorista recusar a corrida, em função da distância e do valor, os carros que estão próximos nem sempre atenderão aos consumidores.

Com base nisso, o instituto pediu esclarecimentos à empresa, que deve justificar se as alterações noticiadas pela imprensa já estão em funcionamento na plataforma; se quando há espera do passageiro além do tempo estimado pelo aplicativo, a empresa adotará alguma providência para mitigar eventuais danos aos consumidores e, caso sim, em quanto tempo essa medida é tomada.

Além dessas justificativas, a Uber deve informar se tem buscado mecanismos para mitigar eventual aumento no número recusa de corrida em razão do destino do passageiro, que medidas adota para minimizar eventual indisponibilidade de carros nos locais em que os motoristas não aceitarem as viagens e se existe algum plano para diminuir a taxa de não aceitação dos trajetos.

Advertisement

As recentes alterações na plataforma podem causar lesões aos direitos dos consumidores, o que não pode acontecer. Vale ressaltar que existindo a possibilidade de fornecimento, o serviço não pode ser recusado sem justa causa pelo fornecedor, que se dispôs a enfrentar os riscos da atividade“, diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Carioca cobra esclarecimentos da Uber sobre mudanças na plataforma
Advertisement

19 COMENTÁRIOS

  1. Não vi ninguém pedindo explicação da 99 sobre informar o destino, que é uma coisa que sempre aconteceu… Por quê a Ube tem que ser diferente? Não vejo ninguém falando sobre o baixo valor que o motorista recebe a anos, custo de combustível dobrado desde que foi implementada, até o valor se um automovel subiu, assim como as peças de reposição, manutenção… Lamentável!

  2. Este sr está de brincadeira estamos sem aumento de tarifa desde que a plataforma uber entrou no pais, mais vou resumir em poucas palavras para ele o que e mais agravante. O passageiro so entra no carro e espera que os levemos para locais de riscos por miseros R$ 6,98 de tarifa minima quando que temos que arcar com todos os prejuizos causados pelos mesmos em nossos veiculos seja pela falta de cuidado ou ate mesmo se nos roubarem .A uber nao paga, absolutamente NADA , portanto veja a situacao pelos dois lados nao apenas de quem so paga a corrida!

  3. Esse palhaço além de todas as reclamações acima bem colocada por todos ,deveria levantar a bunda dele da cadeira e cobrar dos prefeitos também que eles façam alguma coisa para resolver o problema do trânsito no RJ,porque somos consumidores também, e agente roda por aí e está intransitável e não tem se quer um guarda de trânsito para organizar a bagunça, parece que é tudo intencional para que agente gaste mais combustível

  4. Deplorável, essa atitude do procon. Pq não busca explicações sobre a tarifa baixa. Condições de trabalho dos motoristas. Procon, faça igual ao Marlon luz vereador de SP. Que está fazendo um ótimo trabalho na CPI dos aplicativos. Isso sim é trabalhar.
    Em relação a ter o endereço de desembarque perfeito. Quero ver se amigo lá no comentário anterior entrasse na favela aqui na baixada. Deve ser motorista de zona sul ou barra. Deplorável esse cidadão.

  5. Esse senhor Igor Costa deve viver no mundo da fantasia e esqueceu que está no RJ um lugar onde o Estado desampara o cidadão constantemente e vem falar de app???? Por favor senhor burocrático saia do seu mundinho (que deve ser zona norte ou zona sul) e faça algo mais útil pelos motoristas de aplicativo.

  6. A pessoa que escreveu essa matéria e no mínimo sem noção da realidade da violência da cidade que vivemos. Achar que os motoristas de aplicativos tem a responsabilidade se resolver os problemas de violência que vivemos por décadas e no mínimo insensato. Porque não cobrar dos reais responsáveis: governadores, prefeitos, secretários de segurança entre outros. Isso sim ajudaria ambas as partes, motoristas e passageiros. É preciso depoimentos e declarações que ajudem a resolver o problema de violência que vivemos e não depoimentos hipócritas como esse.

  7. Sr Igor Costa , porque vc não coloca seu pai ou alguém da sua família pra dirigir dentro de favela , entra lá vila Kennedy pra vc vê se vc sai de lá vivo , só abre a boca pra fala merda , por que vc não fala pra as plataformas de trasporte aumentarem as tarifas defasadas , fala sério não sei o que vc está fazendo aí no procon , vc deveria é está trabalhando como motorista de app vc é uma pessoa muito corajosa…

  8. Primeiro gostaria de salientar que todos os usuários seja de qualquer meio de transporte tem o direito de escolha sobre qual meio de transporte utilizar, sendo assim ninguém esta condenado a usar o aplicativo de transporte de passageiros como uber por exemplo, logo esse Senhor deveria se preocupar em defender os trabalhadores que estão totalmente desprotegido com políticas de remuneração defazada em relação à outros países, Esse cidadão parece nunca ter pego uma corrida de carro por aplicativo já que vive as custas do Bom salário que o povo o paga, vai procurar algo mais significativo para sociedade para fiscalizar….

  9. Como passageiro me sinto desamparado nessa questão: pois preciso de um transporte aos sábados para voltar pra casa e preciso solicitar um transporte de app, pois é a única opção dentro do horário. Concordo que o motorista deva saber o destino.

  10. E no mínimo cômico por parte do Procon já que moramos em uma cidade estremamente perigosa, e sim vamos escolher as corridas chega de ser mandado para dentro de áreas de risco é muito fácil para quem está atrás de uma mesa criticar já que não está no meio da guerra para saber o quanto é difícil.

  11. Acho, no mínimo cômico, essa iniciativa de “pedir explicações” sobre algo que já está chegamdo MUITO atrasado nessa plataforma. Ora, quer dizee então que o “direito de escolha” é só do passageiro? Ele pode escolher se gostou da cara do motorista, se não quer andar de carro apertado, mas o.motorista não pode escolher se quer ou não ir para a favela? Se quer ou não transportar sacolas de compras vazando e sujando seu carro? Se quer ou não fazer uma viagem que não compensa financeiramente?

    O que dizer dos passageiros que solicitam corridas em dois ou mais apps simultanemante, pegam o primeiro que chega e danem-se os outros que chegarem depois (prática cada vez mais comum)?

    A forma praticada pelos apps hj é mais justa, pois mostra origem/destino, km a ser percorrido e valor líquido a ser recebido. Dessa forma os motoristas podem trabalhar com mais planejamento aceitando corridas que sejam rentáveis e SEGURAS sem correr o risco de “pagar para trabalhar” ou de expôr a vida em comunidades conflagradas.

  12. Era só oque faltava; motoristas de aplicativos escolhendo corridas… já trabalham sem ter autorização do poder público (clandestino), art.231.CTB, ainda querem escolher pra onde vão?

    • Marcelo, certamente vc é taxista (assim como já fui um dia) e sabe exatamente como se sente um motorista quando entra um PS com destino à favela, ou sujo/molhado de praia, ou com destino à esquina seguinte (corrida curta). Sabe como é difícil dizer não quando vc eatá no Centro com uma corrida programada para daqui a 30min e surge, do nada, um PS com destino à Cpo. Grande… Saber a origem e o destino do passageiro é o MÍNIMO de segurança que um motorista deveria ter , seja de táxi ou app.

      Quanto à escolha de corridas, isso SEMPRE foi feito pelos taxistas, só que, pela falta de um app, isso é feito ali no ponto de embarque, na “objetividade do olho no olho” com o pasageiro e muitas vezes com desculpas esfarrapadas, o que é muito mais desagradável. A diferença é que com o app vc não terá que se desculpar e abre oportunidade para outros motoristas que porventura se interessem pela corrida.

      Qur vc, por natureza, não goste dos serviços por app, tudo bem. É compreensível, mas vamosnter um pouco mais de sensatez e um pouco menos de hipocriska…

    • Sr.Marcelo, o Sr trabalha com o que?? Tenho certeza que sabe o que irá fazer e quanto irá ganhar antes de aceitar o trabalho. Porque o Sr. acha que com motorista de aplicativo tem que ser diferente??
      Pense bem sobre o que acaba de colocar……

  13. Quem é o acéfalo do Procom que acha que nós Motoristas por Aplicativos somos obrigados a aceitar todas as corridas independentes se são para áreas de risco ou não! Manda esse acéfalo pegar seu carro e subir o Morro do Chapadão, entrar na Vila Kennedy, na Vila Santa Teresa em Belford Roxo etc. Esse acéfalo considera que nossa vida não tem valor algum! O importante é o usuário ser atendido nem que o motorista seja assassinado no destino! Alguém avisa ao acéfalo que os outros apps (99/indriver) sempre mostraram! Vai caçar algo útil para fazer ao invés de se meter no que desconhece!

  14. Parem de maluquice, pelo amor de deus.

    Como usuário e conversando com diversos motoristas, essa atualização finalmente permitiu o motorista visualizar exatamente para onde está indo e dá mais segurança ao mesmo, bem como menos tempo de espera para o usuário.

    Inúmeras vezes, de forma contínua na maioria delas, tive corridas canceladas por conta do “Destino aproximado” que a Uber indicava anteriormente e praticamente tinha que implorar e explicar pro motorista, em menos de 30 sec (antes dele cancelar) que não morava em comunidade ou algo do tipo (pois com o resumo de endereço era oq pensavam na maioria das vezes).

    Parece que outros aplicativos (i.e. 99taxi) já faziam essa prática.

    Vão perturbar o maldito do trem que ultimamente está um inferno, degradado, atrasado, impossível.
    Arrecadam dinheiro e fazem mágica de sumir com ele, pois melhorias no serviço simplesmente NÃO EXISTEM. Nem um aplicativo descente para acompanhar o trem e sua chegada nas estações existe (Moovit dá uma estimativa bem melhor, por exemplo, enquanto o “aplicativo” da Supervia é uma resposta estática indiferente das opções colocadas).

    Rio de Janeiro quer se colocar como cidade inteligente, mas querem pular o básico.
    Um passo pra frente, dois pra trás. Vai vendo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui