O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca), vinculado à Secretaria de Cidadania da prefeitura do Rio, notificou o Banco Santander nesta sexta-feira (11/02) após falhas no serviço Pix. O problema foi relatado por clientes no Twitter, e o banco usou sua conta oficial na rede social para dar respostas, explicando que foi verificada a intermitência para Pix nos canais digitais, e a situação já estaria sendo corrigida.
Por conta do ocorrido, o Procon Carioca notificou a instituição, que terá de apresentar informações sobre o problema no prazo de 20 dias, na sede do instituto.
Considerando a essencialidade do serviço de compensação bancária, o Procon Carioca fez questionamentos importantes ao banco, como explica o diretor executivo, Igor Costa:
“Dentre os esclarecimentos, a notificação questiona o que causou a interrupção no serviço, por quanto tempo durou, como e quando foi informada aos consumidores a ocorrência, quantos clientes foram afetados e quais medidas foram ou serão adotadas com quem ficou impossibilitado de fazer transações e consequentemente perderam prazos de pagamentos de suas obrigações“, disse.