Procon Carioca terá resposta mais rápida

Proconsumidor reduzirá tempo de espera por uma resposta, reunindo todas as empresas cadastradas em site do governo federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Ao completar dez anos em 2021, o Procon Carioca comemora a data promovendo ações como a capacitação de toda a equipe e a implementação do Proconsumidor, novo sistema de atendimento, lançado nesta segunda-feira (05/07), que reduzirá o tempo de espera por uma resposta. Isso será possível porque ele reúne todas as empresas cadastradas no consumidor.gov para receber a reclamação eletronicamente. Antigamente a notificação era enviada pelos Correios.

O Proconsumidor é um projeto piloto e inovador, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa tecnologia, que será disponibilizada aos demais Procons do país.

Desde a sua criação, o Procon Carioca já registrou 1.289.792 reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Para registrar a reclamação, basta acessar um dos canais de atendimento da Central 1746 da prefeitura, o site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou as mídias sociais do órgão.

Já o Sindec é um sistema que integra o atendimento de 644 Procons, em 958 postos de atendimento no país. O sistema em desenvolvimento é uma evolução do modelo anterior, mais moderno, com o objetivo de trazer maior agilidade na hora de atender as demandas dos cidadãos sobre relações de consumo e já inicia com mais de mil empresas cadastradas.

Advertisement

Essa não é a primeira vez que o Procon Carioca participa da fase piloto de uma ferramenta para auxiliar o dia a dia dos consumidores. Em maio de 2014, os moradores do Rio foram os primeiros a ter acesso à plataforma consumidor.gov.br, contribuindo com a experiência no atendimento eletrônico realizado pela Central 1746.

Segundo o secretário Municipal de Cidadania, Renato Moura (Patriotas), outras ações em benefício dos consumidores estão por vir:

– É fundamental que o órgão acompanhe a evolução tecnológica do mercado e que os dados gerenciais se mantenham transparentes para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Além de atender melhor e mais rápido, os relatórios gerados auxiliarão no desenvolvimento de políticas públicas municipais de defesa do consumidor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Carioca terá resposta mais rápida
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui