Procon descarta mais de 88 kg de alimentos impróprios para consumo em mercados da Barra e do Méier

Fiscalização de Páscoa também encontrou irregularidades como falta de alvará de funcionamento, de licenciamento sanitário e ausência de precificação clara nos estabelecimentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Equipe do Procon Carioca fiscaliza estabelecimento para a Páscoa - Divulgação

Com muitos cariocas nas ruas fazendo suas compras para a Páscoa, o Procon Carioca fiscalizou o comércio nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Na ação, os agentes notificaram seis estabelecimentos por conta de irregularidades, como falta de alvará de funcionamento, de licenciamento sanitário e ausência de precificação clara, e descartaram 88,598 Kg de produtos impróprios para a venda, como bacalhau, carne bovina, salsicha, ovos, bacon e costelinhas.

A equipe atuou entre os dias 19 e 27 de março, nos supermercados Zona Sul, Mundial e Assai, na Barra da Tijuca; nas lojas Americanas, Cacau Show, Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt, no ParkShopping Jacarepaguá, e nas lojas Casa & Vídeo e Americanas e nos supermercados Prezunic e Assai, no Méier. Foram notificados os supermercados Mundial e Assai (Barra), Prezunic e Assai (Méier), além das lojas Casa & Video (Méier) e Americanas (Jacarepaguá).

Confira o resultado das fiscalizações:

Barra da Tijuca (próximo à Olégario Maciel)

Advertisement

– Zona sul: não foram verificadas infrações.

– Mundial: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 17,444 Kg de produtos.

– Assai: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 36,594 Kg de produtos.

ParkShopping Jacarepaguá

– Cacau Show,Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt: não foram verificadas infrações à norma consumerista nas lojas.

– Americanas: notificada em razão da ausência de alvará de funcionamento, bem como ausência de precificação clara e ostensiva sobre o preço unitário de produtos participantes de promoções de “leve 3 por X valor”.

Méier (Rua Dias da Cruz)

– Americanas: não foram verificadas infrações à norma consumerista.

– Assai Atacadista: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 11,4 Kg de produtos.

– Casa & Vídeo: notificada por ausência de licenciamento sanitário válido.

– Prezunic: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 23,16 Kg de produtos.

Diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa ressalta a importância de o consumidor verificar as condições de comercialização dos produtos:

“Conferir se a embalagem não está danificada, atentar para o aspecto dos alimentos, checar o prazo de validade e se o preço por unidade está claramente exposto, inclusive nas promoções estilo leve três e pague um, são fatores importantes na hora da compra”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon descarta mais de 88 kg de alimentos impróprios para consumo em mercados da Barra e do Méier
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui