No primeiro mutirão de renegociação de dívidas do ano, o Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro bateu o recorde do número de atendimentos e de acordos de todas as edições de mutirões presenciais promovidos com as concessionárias de água e esgoto. O evento, que começou na segunda (31/01) e encerrou hoje (04/02), recebeu 1.499 consumidores que foram negociar contas atrasadas com a Cedae, Prolagos, Zona Oeste Mais, Águas do Rio, Águas de Juturnaíba e Águas de Niterói. O mutirão ocorreu na confortável sede da autarquia, que fica na Avenida Rio Branco, número 25.
“Realizamos mutirões de renegociações de dívidas de forma frequente. Sempre acreditei no potencial que este tipo de evento para ajudar os consumidores. O Procon-RJ possui uma equipe unida, dedicada e empenhada para fazer o mutirão acontecer, sem eles, nada disso seria possível. Agora vamos partir para o mutirão com as instituições financeiras no dia do consumidor 15/03” – afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A CEDAE conseguiu reduzir a dívida de um consumidor de cerca de R$52 mil para R$ 7mil, parcelados em impressionantes 70 vezes. Um cliente da Águas do Rio, que estava com as três últimas contas atrasadas, conseguiu negociar e vai pagar o débito em 36 vezes sem juros. A Zona Oeste Mais dividiu em 60 vezes o débito de um cidadão que estava com boletos vencidos há mais de oito anos. Já a Águas de Niterói, parcelou em 42 vezes uma dívida de ligação de água. Especialistas em direito do Consumidor consideraram a experiência única, e altamente favorável ao consumidor.
“O grande número de atendimentos realizados mostra o quanto a população que está endividada quer pagar as contas atrasadas. O mutirão veio justamente para ajudar os cidadãos fluminenses saírem do vermelho e uma solução rápida e diferenciada para aqueles que estavam na eminência de terem o serviço cortado” declarou Léo Vieira, Secretário Estadual de Defesa do Consumidor.
O Governador Cláudio Castro disse em entrevista exclusiva ao Diário do Rio, que “A autarquia tem sido muito atuante em todo o Estado do Rio de Janeiro. Além da região Metropolitana, as equipes realizam ações de fiscalização nas regiões Serrana, dos Lagos, Sul, Norte e Noroeste Fluminense, sem medir esforços para estar presente na capital e no interior. Além disso, independentemente de onde o cidadão estiver, com o atendimento on-line, o site e o aplicativo Procon-RJ, o governo do estado consegue se aproximar de todos os fluminenses e prestar serviço nos problemas relacionados a consumo. Neste ano, foram mais de 160 mil atendimentos, mais de 620 estabelecimentos fiscalizados e 11 mutirões de renegociação de dívidas para ajudar as pessoas endividadas a quitar seus débitos e reequilibrar suas vidas financeiras.”