Procon Estadual lança aplicativo de atendimento para turistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Presidente Cássio Coelho
Presidente Cássio Coelho

O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro, lançado em março deste ano, tem uma novidade. A partir deste mês (agosto) o “Procon RJ” está disponível em várias línguas – além do português, o app pode ser lido em inglês, espanhol e francês. Este é o primeiro grande projeto posto em prática do ProconTur, o grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento ao turista e grandes eventos. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente no Google Play para quem possui smartphones que rodam o sistema Android. Ele estará disponível na App Store a partir da próxima semana (12/08), também sem custo, para os smartphones que usam o sistema iOS.

Desde o seu lançamento, em março deste ano, o app “Procon RJ” já recebeu mais de 2,5 mil reclamações e tem uma taxa de acordos bem-sucedidos entre consumidor e fornecedor de 79%. A nova versão do aplicativo conta com as mesmas funcionalidades e a mesma simplicidade em todas as opções de línguas. Como ocorreu com a versão original, a nova versão foi desenvolvida sem custo para a autarquia por Rogério Cupti – ouvidor do Procon-RJ, além de advogado e desenvolvedor de sistemas. Com ele, o consumidor consegue registrar suas reclamações online e eles têm a opção de envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação as queixas apresentadas. Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a nova versão do aplicativo amplia, de forma eficaz, os canais de atendimento da autarquia ao turista. “A principal proposta do ProconTur é oferecer canais de atendimento voltados ao turista e aos frequentadores de grandes eventos no Rio, para que suas reclamações sejam atendidas o mais rápido possível – seja enquanto eles estiverem no Rio ou enquanto o grande evento que vieram assistir esteja acontecendo”, explicou. 

Lançado no mês passado, o ProconTur já atuou estabelecendo um plantão de atendimento em dois espetáculos de grande porte no Rio – Game XP e os shows da turnê de 30 anos de Sandy & Júnior.  A equipe, que conta com funcionários bilíngues, atendeu e procurou solucionar todas as demandas que surgiam pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, e pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br

Rogério Cupti (Ouvidor e Desenvolvedor do aplicativo), Cássio Coelho (Presidente) e Elisa Freitas (Diretora de Fiscalização)
Rogério Cupti (Ouvidor e Desenvolvedor do aplicativo), Cássio Coelho (Presidente) e Elisa Freitas (Diretora de Fiscalização)

Os turistas poderão ser atendidos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Além de elaborar projetos especiais do Procon-RJ voltados para o turista e atender diretamente as reclamações dos visitantes do estado e daqueles que frequentarem os grandes eventos no Rio, o ProconTur também orienta previamente os organizadores e empresas participantes destes grandes eventos, para que atendam aos consumidores de forma eficaz e sem irregularidades.

Advertisement

O lançamento do ProconTur não foi a única ação realizada em julho pelo Procon Estadual para facilitar a estadia dos turistas no Rio. A autarquia assinou termos de cooperação com o sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e com o Hotéis Rio. Eles agora fazem parte do Projeto Expressinho, no setor de conciliação na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco, 25, 5° Andar – Centro – Rio de Janeiro). Hotéis Rio atende as segundas, de 13 às 17h, e o SindRio às quartas, de 10 as 14h30. O projeto é uma área que reúne diversos representantes de empresas e organizações para procurar resolver, no momento da reclamação, as queixas a elas associadas. O SindRio representa mais de 11 mil estabelecimentos de gastronomia e o Hotéis Rio tem 150 hotéis a ele associados. Isso torna ainda mais ágil o atendimento de reclamações a estes segmentos na sede do Procon Estadual.

Rock In Rio

 Equipe do ProconTur
Equipe do ProconTur

O grupo de trabalho do Procon-RJ já está em contato com os organizadores do próximo grande evento da cidade – o Rock In Rio – participando de diversas reuniões com eles, orientando-os sobre todas as normas que precisam seguir em relação aos direitos do consumidor e assim, não ter nenhuma irregularidade. Além de dispor de dois telefones, do e-mail e da nova versão do aplicativo da autarquia, neste evento os agentes do Procon-RJ deverão estar presentes e, durante todos os dias do festival, irão orientar e atender os espectadores.

Como um evento do porte do Rock In Rio é muito maior em comparação aos que o ProconTur já atuou, vamos ampliar ainda mais nosso campo de ação. Devemos distribuir panfletos educativos e exemplares do nosso Código de Defesa do Consumidor em espanhol e inglês, além de orientar o turista como baixar e utilizar nosso aplicativo”, explicou Cássio Coelho. “Com a proposta do atual governo do estado de fomentar o turismo em nosso estado e tornando-se um facilitador de realização de grandes eventos aqui, queremos com o ProconTur que o turista se sinta mais acolhido, que seja bem atendido em suas necessidades, levando para casa uma boa impressão do Rio de Janeiro”, concluiu Cássio. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Estadual lança aplicativo de atendimento para turistas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui