Procon faz levantamento de preços de medicamentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A equipe de Estudos e Pesquisas do Procon Estadual realizou uma pesquisa de preços dos medicamentos mais vendidos entre 2013 a 2017, segundo ranking de 20 produtos elaborado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

A pesquisa envolveu 16 drogarias, distribuídas por quatro bairros de zonas geográficas distintas da região metropolitana do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, na Zona Oeste, Leblon, na Zona Sul, e Centro do Rio, além do Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Foram pesquisados 20 medicamentos, totalizando 61 produtos devido a apresentação de alguns deles em dosagens diferentes.

O levantamento de preços foi realizado presencialmente pela equipe entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro de 2019 em lojas físicas de diversas redes de drogarias, como: Pacheco, Venâncio, Drogasmil, Onofre, Farma Hall, Drogas Raia, Drogarias Max, Pop e Galanti.

Em alguns estabelecimentos, os preços informados possuem desconto devido a convênios firmados entre as drogarias e os planos de saúde ou laboratórios.

Advertisement

O Diretor de Estudos e Pesquisas do Procon-RJ, Almir Marinho, ressalta a importância da pequisa de preços: “o consumidor deve pesquisar para decidir onde realizar suas compras. É essencial para sua disponibilidade financeira“.  

A comparação de preços na pequisa de acordo com a localização geográfica aponta diferenças de valores que podem ajudar na hora de escolher onde comprar. O consumidor pode consultar os preços encontrados pelos estabelecimentos comerciais pesquisados por nossa equipe acessando as planilhas nesse link. As planilhas estão divididas por região e ao final existe uma comparação de preços entre os medicamentos por região e uma média de preços por produto.

É importante observar que alguns itens pesquisados estavam em falta em alguns dos estabelecimentos. No entanto, é possível que o consumidor tenha uma média do valor que pode ser encontrado.

O Procon/RJ destaca que a pesquisa é um retrato da ocasião em que ele foi realizada e que não há garantia de que o preço praticado nas datas do levantamento ainda sejam os mesmos oferecidos ao consumidor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon faz levantamento de preços de medicamentos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui