Procon inaugura sistema para bloqueio de ligações de telemarketing

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Procon Carioca inaugurou o sistema de cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing, criado pela Lei 6.523/2019, sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella. O objetivo da iniciativa, de autoria do vereador Inaldo Silva (Republicanos), é proteger a população das ligações insistentes das operadoras de telemarketing. “Ninguém aguentava mais ligações nas horas mais inconvenientes. Tivemos que fazer essa lei, porque a situação estava fora de controle”, disse o vereador.

O consumidor poderá cadastrar, no máximo, 3 linhas telefônicas registradas em seu nome, bastando informar, no site do Procon Carioca, nome completo, CPF, e-mail e os contatos telefônicos a serem cadastrados.

As linhas protegidas pelo cadastro não deverão receber mais ligações de quaisquer empresas, a não ser daquelas com as quais o consumidor tenha contrato de serviços. Estas empresas poderão ligar para os clientes para fazer cobranças, por exemplo, mas não para oferecer novos produtos, se o número estiver no cadastro de bloqueio.  As empresas terão 30 dias após a inclusão do número no cadastro para atender ao exigido. Caso não atendam, poderão ser multadas. A lei abre exceção para as entidades filantrópicas, que poderão continuar ligando para pedir doações.

Presidente do Procon Carioca, Benedito Alves disse que a ferramenta é solução para um tormento. “Sabemos o quanto é desgastante ficar recebendo e recusando chamadas inconvenientes ao longo do dia, o que atrapalha a vida do cidadão. Mas o consumidor deverá esperar o bloqueio até 30 dias após a inclusão de cada número no cadastro. Esse é o prazo dado à empresa para fazer o bloqueio. Se depois disto, continuar recebendo ligações, ele poderá registrar a reclamação no site do Procon Carioca“, explicou.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon inaugura sistema para bloqueio de ligações de telemarketing
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui