Procon notifica nove lojas de produtos de beleza durante operação Feliz Dia das Mães

Estabelecimentos foram autuados principalmente por falta de documentos, como certificados do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de licenciamento sanitário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes do Procon Carioca fazem fiscalização - Divulgação / Prefeitura do Rio

Fiscais do Procon Carioca realizaram nesta semana a Operação Feliz Dia das Mães em lojas especializadas na venda de produtos de beleza. As equipes notificaram nove estabelecimentos por irregularidades, principalmente por falta de documentos que garantem a segurança e a saúde dos consumidores, como certificados do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de licenciamento sanitário. Além disso, faltavam preços em produtos nas prateleiras. Os estabelecimentos, que têm prazo de 10 dias para a defesa prévia, podem ser multados em até R$11 milhões.

A Operação Feliz Dia das Mães, iniciada na segunda-feira (03/05), foi realizada em bairros das Zonas Sul, Norte e Oeste da cidade: Botafogo, Ipanema, Tijuca, Madureira, Bangu, Campo Grande, Recreio e Barra da Tijuca. Ao todo foram 20 lojas vistoriadas. Durante a operação, os fiscais verificaram preços, validade e condições de armazenamento dos produtos e conferiram a documentação obrigatória para funcionamento das lojas.

Cartilha virtual do Procon Carioca orienta consumidor na compra do presente

Para ajudar o consumidor na hora da compra do presente, o Procon Carioca preparou uma cartilha virtual com orientações e dicas, que pode ser encontrada no site e redes sociais do órgão. Se informar sobre a política de trocas da loja é o primeiro passo para evitar problemas. Nem todos sabem, mas quando a compra é feita em loja física, a troca não é obrigatória se o motivo for arrependimento por causa do tamanho, cor ou modelo da mercadoria. Por se tratar de uma cortesia da loja ou do fabricante, o consumidor deve acertar previamente com o lojista e pedir a garantia da troca por escrito, na etiqueta ou na própria nota fiscal.

Advertisement

Em maio de 2020, o órgão de defesa do consumidor aumento de 106% no número de reclamações de consumidores que fizeram compras pelo e-commerce. Os setores de telefonia e cuidados pessoais lideraram o ranking de denúncias, com aumento de 549% e 432% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon notifica nove lojas de produtos de beleza durante operação Feliz Dia das Mães
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui