Procon realiza pesquisa de preço de material escolar no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou sua primeira pesquisa de preços de material escolar nos dias 18, 21, 22 e 23 de janeiro em 12 papelarias nos bairros da cidade do Rio: Centro, Tijuca – na Zona Norte -, Barra e Recreio – na Zona Oeste. O objetivo do levantamento do setor de pesquisa é oferecer aos consumidores que deixaram suas compras para a última hora referências de preço, por meio de preços médios obtidos na pesquisa de acordo com marca e quantidade preestabelecida do produto, além da localidade de compra.

O Diretor de Estudos e Pesquisas do Procon-RJ, Almir Marinho, ressalta que “é objetivo principal dos Procons orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores. É por esse motivo que começamos a realizar a pesquisa de preços a fim de dar uma base de avaliação ao consumidor e incentivá-lo a fazer sua própria pesquisa.” Ele ainda enfatiza que “pesquisar preços é algo que deve ser feito sempre pelo consumidor, pois é ele quem deve decidir onde fazer as compras da lista de material do seu filho, de acordo com a sua comodidade e disponibilidade financeira“.



Na comparação de preços de 21 produtos básicos de material escolar, a pesquisa aponta diferenças de valores que podem ajudar na hora de escolher a papelaria certa para fazer as compras, de acordo com as condições financeiras dos responsáveis. O consumidor pode consultar os preços praticados pelas papelarias pesquisadas acessando as planilhas no link. É importante observar que nem todos os itens possuem uma só marca pesquisada e alguns deles não foram encontrados em todos os estabelecimentos, impactando assim o preço total da lista em cada lugar. No entanto, é possível ter uma noção de quanto o consumidor irá gastar de acordo com a escolha do local de compra.

Advertisement

O consumidor que encontrar irregularidades em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro pode realizar sua denúncia pelo Disque 151 ou registrar reclamações em nossos postos de atendimento, pelo e-mail reclame@procon.rj.gov.br ou pelo site de reclamações www.procononline.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon realiza pesquisa de preço de material escolar no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui