Alunos de cursos presenciais da Estácio terão desconto em mensalidades de outubro

Segundo a Universidade, as reuniões de mediação continuam. Ainda não há decisão judicial definitiva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (14/10), o Procon-RJ afirmou que o órgão e a Defensoria Pública acordaram com a Universidade Estácio de Sá a suspensão da cobrança integral das mensalidades de outubro de todos os alunos matriculados em cursos presenciais, devido à pandemia de coronavírus.

O acordo foi feito em uma das reuniões de mediação, na qual ficou definido que os estudantes que já quitaram o boleto sem o desconto terão o valor como crédito na próxima cobrança. Ainda não há definição sobre os meses seguintes. A universidade explica que aceitou os termos para dar continuidade à negociação e que não houve qualquer decisão judicial nova.

(CORREÇÃO: o DIÁRIO DO RIO errou ao informar que uma decisão judicial determinou a suspensão da cobrança das mensalidades. A informação foi corrigida nesta quinta-feira (15/10) às 14h00.)

Por decisão do Juízo da 3ª Vara Empresarial, proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 0094469-35.2020.8.19.0001, a Estácio só poderia voltar a cobrar o valor integral das mensalidades caso comprovasse que pelo menos 80% das aulas do segundo semestre de 2020 voltassem a ser presenciais, o que não ocorreu, já que as aulas estão sendo transmitidas ao vivo pela internet.

Advertisement

A Estácio alega que uma decisão de setembro deu permissão à universidade para realizar a cobrança integral enquanto o processo não tivesse decisão, mas que aceitou, durante a mais recente mediação, dar o desconto de 15% nas mensalidades de outubro e seguir com as tentativas de acordo sem que houvesse prejuízo aos alunos. No site do Tribunal de Justiça, a ação civil , movida em maio por alunos da universidade, consta como “em mediação”.

Através de nota, a Estácio de Sá disse que não houve nenhuma decisão ou liminar recente sobre o tema e reforça que o que está havendo é uma mediação entre a Universidade, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Procon-RJ. Confira a nota da Universidade:

A Universidade informa que a liminar em questão está sendo cumprida e é tema de mediação com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Procon/RJ. A depender do processo de negociação em andamento, a instituição está à disposição para restabelecer os descontos suspensos durante as tratativas, de modo que nenhum aluno seja prejudicado.

A instituição esclarece que está cumprindo os decretos e decisões judiciais vigentes e ressalta que vem colaborando com os esforços liderados pelas diversas esferas de Governo para atenuar o impacto da pandemia.

Desde o início da pandemia, a instituição disponibilizou, em tempo recorde, alternativa para continuidade das aulas na modalidade presencial. Diferentemente do EaD, o novo modelo possibilita aulas transmitidas ao vivo pela internet, sendo ministradas pelos mesmos professores, nos horários habituais e com o mesmo conteúdo, com interação, chat e discussões. Conseguimos não apenas resguardar o semestre letivo dos alunos como também manter os professores em plena atividade.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos de cursos presenciais da Estácio terão desconto em mensalidades de outubro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Minha dúvida é a mesma, porém as decisões em ACPS possuem eficácia em todo território nacional, mas até o momento não obtive nenhuma resposta concreta da faculdade ou dos órgãos competentes.

  2. Bom dia. Sabe-se que a Universidade Estácio de Sá está presente em quase todo o Brasil. Como fica a mensalidade com descontos para os demais Estados? Só valerá o reajuste para o Rio de Janeiro?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui