Procon-RJ e SEDCON fazem operação em Bancos, Supermercados e Postos de Combustíveis em São João de Meriti

Quase 400 kg de alimentos impróprios foram descartados e, nos bancos, consumidores aguardavam até 3h em filas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Procon-RJ

O Procon Estadual do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual do Consumidor realizaram operação de fiscalização em supermercados, bancos e postos de combustíveis de São João de Meriti nesta sexta-feira (05/11). A ação contou com o apoio da Agência Nacional de Petróleo e da Secretarias Estadual da Fazenda.

Consumidores esperavam pelo menos 1h para entrar nos bancos, uma bomba de combustível foi parcialmente interditada e 382kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados. Dos doze estabelecimentos fiscalizados, dez foram autuados.

Supermercados

Os fiscais averiguaram quatro supermercados no município e em todos eles houve descarte de alimentos impróprios para o consumo. Dentre eles havia carne bovina e suína, peixes, frango, frios, linguiça, doces prontos, coberturas e frutas cristalizadas.

Alimentos vencidos e sem especificação quanto à data de validade e manipulação foram encontrados na Rede Economia e no Guanabara. No primeiro, havia também comercialização de carne previamente moída, o que não é permitido por lei. Foram descartados 136,6 kg de alimentos no Guanabara e 92 kg na Rede Economia.

Advertisement

Tanto no supermercado quanto no Hipermercado Extra, os agentes identificaram carnes expostas em contato direto com o consumidor, sem tela de proteção. No supermercado foram descartados 112kg, enquanto no hipermercado, 42kg.

Agências bancárias

Em todos os bancos vistoriados, os agentes encontraram filas para entrar nas agências com até 80 pessoas. O tempo de espera dos consumidores chegou a 3h no Itaú, a 2h no Banco do Brasil e Caixa Econômica e a 1h tanto no Santander quanto no Bradesco.

Nas agências do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, não havia funcionário do banco realizando a triagem do atendimento. Sendo assim, pessoas que têm direito ao atendimento preferencial, como idosos e gestantes, aguardavam numa única fila com os demais clientes.

Postos de combustíveis

No posto Posto Serra De Meriti, uma bomba de combustível foi parcialmente interditada, já que os agentes constataram bomba baixa – que é quando a quantidade de combustível entregue ao consumidor é menor do que a informada no visor da bomba- em dois bicos. O local foi autuado.

O responsável pelo estabelecimento alegou que estes bicos estavam desativados por apresentarem falha no sistema, porém não havia informação na bomba informando que os mesmos não estavam sendo utilizados.

Os postos Carmecita e Euro Fuel não apresentaram irregularidades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ e SEDCON fazem operação em Bancos, Supermercados e Postos de Combustíveis em São João de Meriti
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui