Procon-RJ flagrou três horas de espera em fila de banco em Itaguaí

Ação aconteceu em 11 estabelecimentos da região metropolitana e da capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou ação de fiscalização nesta segunda, terça e quarta-feira (30/11, 01 e 02/12) em bancos, supermercados, drogaria e loja de atacados nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Itaguaí e São Gonçalo para verificar denúncias de consumidores e solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Os agentes descartaram mais de 50kg de alimentos impróprios para o consumo. Os problemas mais graves foram encontrados em Itaguaí.

Os consumidores esperaram três horas para entrar no banco Itaú de Itaguaí. Também houve problemas no Santander de São Gonçalo e no Itaú de Maricá. Em algumas agências, os fiscais identificaram falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento social, além da ausência de marcações no chão, aglomeração de pessoas nas filas externas e no hall dos caixas eletrônicos, sem que houvesse funcionários para orientar os clientes. Os agentes verificaram ainda que o alvará de funcionamento estava vencido desde 2011 e que não era feita autenticação do pagamento no próprio documento.

Ainda em Itaguaí
O único supermercado que apresentou irregularidades foi o Super Rede de Itaguaí. Os fiscais identificaram problemas estruturais, 48 kg de carne sem data de manipulação e validade. Foi encontrado 6 kg de carne pré-moída, o que é proibido por lei, já que o produto deve ser moído na frente do consumidor. Ausência de balança de precisão, que possibilita consulta do peso pelo cliente, e a falta de demarcação no chão para manter o distanciamento social também foi constatado.

Na drogaria Santo Agostinho, o certificado de responsabilidade técnica estava desatualizado, sem o nome do farmacêutico responsável. Não havia a revista PMC, que mostra os valores máximos que podem ser cobrados pelos medicamentos, nem a informação sobre o meio de pagamento para recarga de celular.

Advertisement

Além de problemas estruturais, a ausência de cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas à menores, falta de placa com telefone e endereço do Procon-RJ e inexistência do caixa preferencial foram identificados pelos fiscais no estabelecimento atacadista Mala Cheia, no mesmo município. Não foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos fiscalizados no Rio de Janeiro e Niterói.

Confira o balanço da operação:
1 – Santander – Rua Dr. Nilo Peçanha, 55, Centro, São Gonçalo
Falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento para evitar aglomeração onde ficam localizados os caixas eletrônicos, além de atraso para início do atendimento que deveria começar às 9h
2 – Itaú – Rua Domício Da Gama, 183, Centro, Maricá
Falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento para evitar aglomeração onde ficam localizados os caixas eletrônicos.
Ausência de demarcação no chão para evitar a aglomeração. Alvará de funcionamento vencido desde 04.07.2011
3 – Drogaria Santo Agostinho – Rua Paulo De Frontin, 253, Centro, Itaguaí
Irregularidades citadas no texto
4 – Supermercado Real – Estrada Caetano Monteiro, 711, Pendotiba, Niterói
Sem irregularidades.
5 – Supermercado Princesa – Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá, Niterói
Sem irregularidades.
6 – Super Rede – Estrada Mazomba, S/N, qd 30, lt 01, Centro, Itaguaí
Irregularidades citadas no texto
7 – Mala Cheia Comércio Atacadista – Rua Dr. Curvelo Cavalcanti, 618, Centro, Itaguaí
Irregularidades citadas no texto
8 – Super Compras – Av. Prefeito Isoldakson C Brito, 268, qd 43, lt 24, Vila Margarida, Itaguaí
Sem irregularidades.
9 – Banco Itaú – Rua Dr Curvelo Cavalcante, 355, Centro, Itaguaí
Não há autenticação do pagamento no boleto. Três horas na fila externa para atendimento, sem funcionário para orientar.
10 – Banco Santander – Rua Dr. Curvelo Cavalcante, 286, Lj C, Centro, Itaguaí
Sem irregularidades.
11 – Super Rede – Rua Haddock Lobo, 143, Rio Comprido, Rio de Janeiro
Sem irregularidades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ flagrou três horas de espera em fila de banco em Itaguaí
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Tudo ok no Santander ? Onde? Quando? Filas extensas, correntistas debaixo de sol e/ou chuva, caixas automáticos frequentemente com defeitos e/ou manutenção, desorganização total, falta funcionários pra auxílio… e está tudo ok? Com certeza foram avisados com antecedência sobre a fiscalização e fizeram o trabalho direitinho.

  2. Tem um aviário do lado da loja itaquimica vem usando uma balança longe dos olhos dos clientes que não conseguimos visualizar os cobrados pelos seus e a outra reclamação e a respeito de os comerciantes pequenos se negarem a dar nota de compras por favor passem um pente fino neles, obrigado!

  3. eu acho muito bom fazerem sempre essas vistorias em todos os estabelecimentos de Itaguaí, porque os donos desses estabelecimentos comerciais não estão respeitando as mensagens de preços,e é bom também vinrem para os bairros em torno da cidade de Itaguaí, porque também a população estão sofrendo com os preços abusivos dos produtos,aqui em chapero também os preços estão super autos!

  4. Filha do Burguer King está tudo bem (né?)
    Esse pessoal que Reclama da fila do banco mas enfrenta outra para pegar hambúrguer tem, na verdade, interesse em movimentar a indústria de indenização.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui