Foto: Divulgação

O Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta terça (10/08) e quinta-feira (12/08), ação de fiscalização em farmácias de bairros da Zona Norte, Oeste e Centro do Rio com o apoio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM). Das seis farmácias vistoriadas, apenas uma, localizada na Rodoviária Novo Rio, não apresentou irregularidades. Problemas com preço e publicidade enganosa foram constatados pelos fiscais.

As drogarias Pacheco e Raia da Tijuca foram autuadas por não dispor de cartaz informando a listagem dos remédios genéricos e suas características. O mesmo aconteceu com a unidade da Pacheco do Centro. Ainda na drogaria Raia, os fiscais identificaram ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

A Pacheco da Tijuca ainda apresentou problemas relacionados ao preço, que em alguns produtos estavam ausentes e em outros induzia o consumidor em erro, exibindo preço diferenciado para participantes de clube de promoções em tamanho superior ao preço regular.

Na Pacheco do Centro, uma promoção induzia o consumidor em erro quando oferecia um kit em que um dos produtos era gratuito, mas o valor deles separadamente era menor que o valor do conjunto promocional. Além disso, o encarte possui ofertas que não estavam registradas no caixa.

Na drogaria Drogalife, localizada na Rodoviária Novo Rio, não foram encontradas irregularidades.

Na terça-feira, os fiscais vistoriaram duas filiais da Drogaria Venâncio, uma no Méier, e outra em Campo Grande. Em ambas o cartaz de desconto (leve mais por menos) induzia o consumidor em erro ao destacar os preços condicionais à oferta em detrimento do valor unitário do produto. Na loja do Méier, alguns produtos não possuíam preços visíveis e foi determinada adequação imediata.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom a reportagem com Procon nas farmácias,a Pacheco dentro do shopping bangu ,já tive vário problemas,tipo compre 2 o terceiro e grátis ,gasto mais de mil reais por mês com medicação, agora compro 1 remédio por vez, pra não ser enrolada , (gratidao)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui