Procon-RJ percorre shoppings da cidade para vistoriar medidas de prevenção ao Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes do Procon-RJ vistoriando shopping center na capital fluminense - Foto: Divulgação


Vistoriando o cumprimentos dos protocolos exigidos pelo Governo do Estado para a prevenção ao Coronavírus, o Procon-RJ fez uma operação de 6 shoppings centers do Rio de Janeiro. Com 5 empreendimentos cumprindo à risca as determinações higiênicas impostas pelo Poder Público para que possam funcionar, apenas no West Shopping, em Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense, os fiscais precisaram solicitar que algumas melhorias fossem feitas.

Os fiscais solicitaram aos administradores do West Shopping a sinalização do distanciamento necessário na área de embarque dos elevadores, que não estava sendo feita no momento da fiscalização. A sinalização de espaçamento no chão da entrada do empreendimento, na entrada das lojas e nas escadas rolantes, bem como a indicação da capacidade reduzida nos elevadores, estava sendo respeitada nesse e nos demais shoppings.

WhatsApp Image 2020 06 21 at 16.06.28 1 Procon-RJ percorre shoppings da cidade para vistoriar medidas de prevenção ao Coronavírus
Foto: Divulgação/Procon-RJ

Todos os estabelecimentos visitados disponibilizaram álcool gel na entrada, tinham controle de fluxo de clientes, faziam aferição de temperatura e colocaram cartazes na entrada das lojas informando a capacidade de cada uma delas, bem como avisos e orientações sobre as medidas de prevenção adotadas. As praças de alimentação funcionavam apenas para o sistema de delivery ou take away, estando as cadeiras e mesas interditadas. Os estacionamentos tiveram suas capacidades reduzidas em 1/3 e alguns shoppings, como o RioSul e o Botafogo Praia, ambos na Zona Sul, disponibilizaram um andar inteiro para o sistema de drive thru.

Uma das medidas que chamou a atenção positivamente foi a iniciativa do Shopping RioSul que, além de incrementar a rotina de limpeza periódica do chão e das escadas rolantes, informou que testa quinzenalmente seus colaboradores para detectar ou não a Covid-19.

Advertisement

Para a realização desta operação de orientação, a fiscalização levou em conta que os estabelecimentos devem observar os decretos estadual 77112/2020 e municipal 47488/2020 que indicam os moldes nos quais o funcionamento é permitido. Havendo qualquer incompatibilidade entre os decretos, o empreendimento deve respeitar aquele que for mais protetivo à saúde do consumidor. Tendo em conta que o Código de Defesa do Consumidor reconhece como direito básico a proteção à vida, à saúde e à segurança, cabe ao Procon RJ fiscalizar e orientar os estabelecimentos para a manutenção deste direito.

Confira os 6 empreendimentos vistoriados pelo Procon-RJ:

  • BarraShopping (Avenidas das Américas, 7.666 – Barra da Tijuca);
  • Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo);
  • NorteShopping (Avenida Dom Helder Câmara, 5.474 – Cachambi);
  • Shopping RioSul (Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo);
  • Shopping Tijuca (Avenida Maracanã, 987 – Tijuca);
  • West Shopping (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ percorre shoppings da cidade para vistoriar medidas de prevenção ao Coronavírus
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Temos sempre que estar fazendo isso mesmo, infelizmente os casos ainda não estão diminuindo, precisamos ter algum tipo de estrutura e irmos nos adaptando pra essa nova realidade…Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa. Glória Heloíza, nela podemos confiar! https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui