Produção de Abacaxi cresce no Estado do Rio de Janeiro

Apoio da Secretaria de Estado de Agricultura permite colheita de abacaxi durante o ano todo no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com um sabor incomparável, alto valor nutritivo e diversos benefícios para a saúde, o abacaxi é uma fruta versátil e que faz sucesso entre os consumidores. No Estado do Rio de Janeiro, o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura tem colaborado para que a produção da fruta aumente.

Nosso trabalho é para que o produtor rural tenha acesso a novas tecnologias, apoio técnico para incrementar sua produção e facilidade na obtenção de crédito. O mercado agro fluminense vem se mostrando bastante promissor, especialmente na fruticultura, e vamos seguir avançando – disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Através do programa Frutificar e do apoio técnico da Emater-Rio, os produtores de abacaxi do Estado aumentaram a produtividade da fruta de 30 toneladas por hectare para 45 toneladas por hectare. O programa oferece uma linha de crédito a juros baixos, através do Agrofundo, com recursos para investimentos na produção.

Além disso, a aproximação com os produtores ajudou na diminuição do uso de agrotóxicos, contribuindo na qualidade da fruta e no manejo correto do sistema de irrigação, resultando na produtividade, com colheitas durante todo o ano, o que proporciona maior competitividade no mercado.

Advertisement

O ciclo normal de colheita do abacaxi é de 18 meses, mas com as mudanças na linha de produção, os agricultores passaram a ter esse ciclo em 12 meses. Com isso, reduzimos gastos e conseguimos obter melhores preços com a venda dos frutos fora da safra – explicou o diretor técnico da Emater-Rio, Marcelo Costa.

A cultura do abacaxi é realizada com sucesso nos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes e Quissamã. Ao todo já foram produzidas mais de 116 mil toneladas de abacaxis com esse apoio, que resultaram em mais de R$ 141 milhões em lucro para os produtores.

Fruta é ótima para a saúde

Além de ajudar na economia do Estado, o abacaxi é uma fruta rica em vitaminas A, C, complexo B e fibras. Ele tem excelente ação antioxidante e estimulante do sistema imunológico e é grande aliado para o funcionamento intestinal, controle dos níveis de colesterol e cicatrização de tecidos.

Podemos destacar também a substância obtida do resíduo da industrialização do abacaxi: a bromelina. É uma enzima muito usada na composição de medicamentos por possuir propriedades medicinais que auxiliam na digestão. É diurética, além de possuir ação anti-inflamatória – explica a nutricionista da Secretaria de Agricultura, Tatiana Novo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Produção de Abacaxi cresce no Estado do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui