Produção de uvas cresce no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A uva ganhou espaço na agricultura fluminense, uma região com clima quente, bem diferente de onde o cultivo é mais comum, como no sul do país. O incentivo à produção de uva é uma marca do programa Frutificar, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), que oferece uma linha de crédito com juros baixos, com recursos públicos para investimento na produção.

Apoiar a agricultura do Estado é o nosso papel e fazemos isso nos mais diferentes segmentos. No Programa Frutificar, os produtores têm acesso à linha de crédito específica, novas tecnologias de produção, além de apoio técnico. Estamos sempre buscando alternativas de maior rentabilidade para o produtor rural – disse Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Ativo desde 2000, o Frutificar vem trazendo ótimos resultados. Mas, a partir de 2009 que o programa passou a financiar a uva nas regiões Norte e Noroeste. Os municípios de São José de Ubá, Cambuci, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana possuem as maiores áreas de viticultura.

Desde o início do programa, mais de 336 mil quilos de uva foram produzidos e os municípios mostraram um avanço na renda. Após a implantação do Frutificar, essas áreas estão em constante crescimento e os produtores mostraram um excelente resultado. Famílias foram beneficiadas, além de ter acesso à uma tecnologia inovadora e excelência na qualidade do produto – explicou o coordenador técnico da SEAPPA, Ronaldo Soares. 

Advertisement

Hoje, alguns produtores conseguem alcançar até 15 kg de uva por planta/ano, número muito expressivo para a produção da fruta. Ao todo, foram financiados e investidos mais de R$ 500 mil reais e os produtores tiveram um retorno desse investimento de cerca de R$ 1,4 milhão.

Com os recursos do programa, os produtores tiveram a complementação da renda, pagaram dívidas contraídas com a cultura do tomate, por exemplo, e alguns ampliaram e investiram em suas lavouras – afirma o gerente do programa Frutificar, Denilson Caetano.

Com o sucesso da produção da uva, os produtores mais antigos comemoram o avanço e a rentabilidade que a uva traz. É o caso do produtor José Roberto, de São José de Ubá, que está há 3 anos na viticultura. Atualmente ele vende seu produto até para supermercados.

Depois do investimento do Frutificar, tudo mudou, têm ajudado muito na minha produção, empenho e crescimento – disse José.

O programa Frutificar também beneficia produtores de outras culturas, como abacaxi, banana, coco verde, laranja, morango, pêssego, maracujá e uva, são as fruteiras financiadas pelo frutificar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Produção de uvas cresce no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui