Professora da UFRJ assume liderança de centro internacional de matemática na França

A professora Helena Judith Nussenzveig Lopes, da UFRJ, foi eleita presidente do Cimpa para um mandato de quatro anos. A matemática já atuava no Conselho Científico da entidade desde 2013.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem gerada por Inteligência Artificial

professora Helena Judith Nussenzveig Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita presidente do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada (Cimpa), organização sem fins lucrativos sediada na França. “A novidade foi oficializada no dia 30 de janeiro, reforçando o compromisso do Cimpa em fomentar a pesquisa matemática em países em desenvolvimento”, divulgou a entidade, que presta serviço à ONU e aos estados-membros.

A docente integrou o Conselho Científico do Cimpa entre 2013 e 2021, e em junho de 2022, passou a integrar o Conselho de Administração. “Minha principal área de pesquisa envolve as soluções irregulares de equações de dinâmica dos fluidos incompressíveis”, explica Helena Judith, que tem doutorado em matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ela também realizou estágio de docência e pesquisa em outras instituições dos Estados Unidos, atuou como professora visitante na Universidade Brown e foi fellow no Instituto Newton, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a pesquisadora se dedica à dinâmica dos fluidos e suas aplicações. “Helena Judith é reconhecida pela contribuição na compreensão de problemas complexos em equações de dinâmica de fluidos incompressíveis”, pontua a ABC.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professora da UFRJ assume liderança de centro internacional de matemática na França

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui