Professores da rede municipal do Rio decidem manter greve

Retorno às salas de aula começa na próxima terça-feira (17), para alunos do 9º ano do ensino fundamental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa

Professores de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro decidiram na noite desta terça-feira (10/11), em assembleia virtual, permanecer em greve para impedir o retorno às aulas presenciais. Os profissionais de educação disseram que irão manter o ensino remoto à distância.

Os docentes estão em greve desde julho, quando decidiram não retornar às atividades presenciais enquanto a pandemia do novo coronavírus não estiver controlada. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), professores e funcionários temem que o retorno possa aumentar os índices de contágio, colocando em risco não apenas esses profissionais, mas estudantes e familiares.

Nós trabalhamos em duas, três escolas. Nossos alunos nem sempre moram perto da unidade escolar. Mesmo fazendo rodízio, vamos ter ampliação do deslocamento de estudantes, de famílias de professores e funcionários”, diz a coordenadora geral do Sepe, Izabel Costa.

Izabel alega também que as escolas não têm estruturas adequadas para o retorno.

Advertisement

E mesmo que tivessem chegado aos índices aceitáveis [de contaminação por covid-19 na cidade do Rio], as escolas municipais não estão estruturadas para atender a todos os protocolos sanitários, não é só álcool em gel e sabão. Tem escolas que não foram reestruturadas, que estão com as janelas fechadas, banheiros interditados”, afirma.

Nesta quinta (12/11), o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) realizará uma plenária virtual comunitária, que contará com a participação de profissionais de educação da rede municipal, responsáveis e demais integrantes das comunidades escolares, a partir das 18h.

Os professores da rede municipal do Rio foram convocados para retornar nesta quarta-feira (11/11) às escolas.

A Secretaria Municipal de Educação afirmou que os docentes devem trabalhar nas unidades a que pertencem para o “planejamento de retomada” das aulas presenciais.

A volta do ensino presencial na rede da prefeitura está prevista para a próxima terça-feira (17/11), para alunos do 9º ano do ensino fundamental e para o equivalente no ensino de jovens e adultos. O retorno dos estudantes é voluntário.

Foram oito meses de afastamento das salas de aula por conta da pandemia de Coronavírus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professores da rede municipal do Rio decidem manter greve
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei o porquê de voltarem faltando um mês e meio para acabar o ano. O período letivo acabou, cancela. Ano que vem começa de novo, tendo tempo para planejar e averiguar a situação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui