Profissionais da organização Médicos Sem Fronteiras atendem a população de Bangu no restaurante popular

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Equipe do Médicos Sem Fronteiras em ação com clientes do Restaurante Popular de Bangu. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

Os frequentadores do restaurante popular de Bangu recebem, na própria unidade, atendimento dos profissionais da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). É uma ação de triagem de casos sintomáticos da Covid-19. Ao todo, dez promotores de Saúde entrevistam as pessoas para identificar sintomas. Além disso, a equipe passa informações de prevenção do novo Coronavírus.

As equipes do MSF estão desde o início de abril realizando ações de combate e prevenção à COVID-19 no Rio de Janeiro. O objetivo é permitir que aqueles com maiores dificuldades de acesso à saúde possam ser orientados sobre como prevenir-se contra a doença, e que aqueles que tenham sintomas recebam cuidados médicos.

Desde o início da pandemia, os restaurantes populares estão trabalhando, com afinco, para evitar a propagação da COVID-19, com medidas de distanciamento, higiene. Poder contar com os profissionais de MSF, nesse momento, reforça os cuidados que temos tido com nossos frequentadores“, afirma Cláudio Souza, secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

E quem estiver com sintomas?

Os sintomáticos serão convidados a passar na consulta com os enfermeiros e, se necessário, dependendo da gravidade dos sintomas são atendidos por uma médica. Os casos graves serão encaminhados à emergência do SUS, na ambulância de MSF.

Advertisement

Medidas contra o corona

Os funcionários dos restaurantes estão controlando a distância das pessoas nas filas, respeitando o espaço de, pelo menos, um metro. As filas estão sendo feitas do lado de fora das unidades e a entrada controlada para evitar aglomerações. Também estão controlando os lugares das mesas, sempre pulando um banco de uma pessoa para outra.

E orientando a todos os usuários sobre a higiene das mãos, estimulando cada um a lavá-las, antes e depois, de fazerem as refeições, além da utilização do álcool gel, que está disponibilizado em todo o salão. Além disso, há a divulgação de áudio interno e cartazes com medidas de assepsia.

Como funcionam os restaurantes?

O restaurante de Campo Grande foi o primeiro dos três Restaurantes Populares municipalizados pela SMDEI a ser aberto no município do Rio de Janeiro. Estava fechado desde setembro de 2016. O de Bangu começou a funcionar em agosto de 2017 e o de Bonsucesso em fevereiro de 2018.

Os três abrem de segunda à sexta-feira para café da manhã, das 6h às 9h, e para almoço das 10h às 15h. O café da manhã custa R$ 0,50 e inclui café com leite, pão com margarina e fruta. O almoço, a R$ 2,00, inclui arroz, feijão, carne, salada e sobremesa e uma bebida.

Os restaurantes são equipados com o que há de melhor em termos de qualidade nutricional dos produtos servidos, do cardápio sempre muito bem elaborado e da equipe que faz tudo isso acontecer com um serviço oferecido de primeira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Profissionais da organização Médicos Sem Fronteiras atendem a população de Bangu no restaurante popular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui