Profissionais da saúde não poderão usar vestimentas fora do local de trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Alerj

Na última quinta-feira (24/10), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em 2ª discussão, o projeto de lei 630/15, do ex-deputado Átila Nunes, que determina que profissionais da área da saúde não poderão utilizar equipamentos e vestimentas que caracterizem suas atividades fora do local de atuação profissional.

A medida será encaminhada ao governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. O objetivo da proposta é evitar a contaminação dos objetos por micro-organismos, que pode gerar infecção nos pacientes. O projeto diz respeito aos equipamentos de proteção individual, descartáveis ou não, como uniformes, jalecos, aventais, macacões, luvas, óculos, máscaras, calçados, toucas ou gorros, protetores auriculares, entre outros. A única exceção a norma são os profissionais de saúde que estiverem em serviço fora dos ambientes internos de trabalho. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) poderá fazer campanhas de conscientização a respeito do risco de contaminação pelo uso inapropriado dos equipamentos.

Em caso de descumprimento, o infrator poderá arcar com penalidades que vão de advertência à multa de 200 UFIR-RJ, cerca de R$ 684. O Executivo deverá regulamentar a norma através de decreto.

”O objetivo é proteger o paciente, bem como buscar a redução da contaminação do ambiente de trabalho do profissional de saúde por micro-organismos geradores de diversos tipos de infecções”, afirma Nunes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Profissionais da saúde não poderão usar vestimentas fora do local de trabalho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui