Programa da Prefeitura do Rio que melhora qualidade do asfalto chega à Barra da Tijuca

''Asfalto Liso'' teve seu pontapé de saída no bairro na Avenida Lúcio Costa, em trecho da pista em direção à Praia do Pepê

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Implantação do programa ''Asfalto Liso'' na Barra da Tijuca - Foto: Divulgação/Seconserva

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou recentemente a implantação do programa ”Asfalto Liso” na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. A ação, comandada pela Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), teve seu pontapé de partida na altura do número 5.200 da Avenida Lúcio Costa, sentido Praia do Pepê. Para tentar minimizar os impactos no trânsito da região, o serviço acontece das 21h às 06h.

Na Área de Planejamento (AP) 4, que engloba Barra da Tijuca, Jacarepaguá e adjacências, a Seconserva fará fresagem e recapeamento em 65 vias, o que representa um total de quase 100km de extensão. Até 2024, serão recuperados mais de 5 milhões de metros quadrados de pavimentos em toda a cidade, totalizando mais de 425km de extensão e contemplando 290 vias.

”Na escolha das vias, são priorizados os grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos”, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Entre as ruas incluídas no ”Asfalto Liso” da AP 4, estão a Avenida Ayrton Senna, no trecho da Barra da Tijuca; a Estrada do Itanhangá, no trecho entre a Avenida Engenheiro Souza Filho e a Estrada da Barra da Tijuca; a Avenida Ministro Ivan Lins; a Estrada do Gabinal; a Rua Geremário Dantas; a Estrada dos Bandeirantes; a Rua Cândido Benício; a Estrada do Pau Ferro; e a Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais.

Um ponto importante a ser destacado é o uso da tecnologia, aliada da Prefeitura na tentativa de deixar o piso das ruas cariocas impecável. O diagnóstico de problemas das vias que estão incluídas no projeto é realizado por um equipamento que utiliza laser para escanear e captar as irregularidades do pavimento, registrando as informações com uma câmera.

”Em média, o que os técnicos levariam cerca de 2 dias para fazer, o equipamento faz no tempo de ir e voltar por toda a extensão da pista, na velocidade do trânsito”, complementa Anna Laura.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado; a vibroacabadora, que aplica a massa; e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento.

”O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o ‘Asfalto Liso’ para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, conclui a secretária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui