O Centro de Saúde da Universidade Veiga (UVA) irá realizar avaliação audiológica gratuita em recuperados da Covid-19. A iniciativa faz parte do programa de iniciação científica do curso de Fonoaudiologia, que busca estudar os efeitos da doença a médio e longo prazos e tem como objetivo investigar as possíveis alterações auditivas e vestibulares em decorrência da infecção pelo SARS-CoV-2.

De acordo com Fabricia Lois, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UVA, anormalidades na audição tem aparecido com consequência de medicamentos usados em pessoas que contrariam a Covid-19.

Anormalidades na audição podem surgir em consequência de infecções virais, mas também aparecem, em alguns casos, como efeito colateral de medicamentos usados como paliativos durante o processo infeccioso. O diagnóstico correto é importante para que seja feita a indicação do tratamento mais adequado”, esclarece a fonoaudióloga.

A iniciativa partiu da constatação de que muitas pessoas que tiveram Covid-19 costumam se queixar de, mesmo depois de curados, ficarem com sequelas como redução da capacidade auditiva, vertigem e náuseas. Os diagnósticos integrarão o projeto de pesquisa científica que investiga os efeitos da Covid-19.

Para isso, a instituição está realizando gratuitamente exames auditivos em pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram redução da capacidade auditiva, vertigem e náuseas. Os exames estão sendo feitos presencialmente no Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Estão aptos para participar da pesquisa homens e mulheres na faixa etária entre 18 e 60 anos que receberam alta da Covid-19 dentro de um prazo de até seis meses. Os pacientes serão submetidos a anamnese completa e aos exames de audiometria tonal, imitanciometria, emissões otoacústicas evocadas, transientes, emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico e potencial evocado miogênio vestibular cervical.

As inscrições são realizadas por agendamento prévio por WhatsApp (21) 99583-5274 ou pelo telefone (21) 3725 6200. Os exames acontecerão a partir de 1º de agosto. Também é preciso comprovar testagem positiva para Covid-19 e estar de alta há pelo menos 15 dias.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui