Programa Favela Inova, lançado nesta sexta-feira, dá oportunidade a jovens empreendedores cariocas

Serão escolhidas, de forma online, até 30 propostas e ideias inovadoras para serem contemplados pelo projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura

A Secretaria Especial da Juventude (JUV-Rio), em parceria com o Polén – Polo de Inovação da Unisuam -, lançou nesta sexta-feira (19/03) o edital do programa Favela Inova. A proposta tem como objetivo potencializar o perfil empreendedor de moradores de comunidades e periferias do Rio que tenham uma proposta de negócio, ideia de projeto ou empresa em estruturação.

O projeto dará sustentabilidade a médio e longo prazos às ideias inovadoras desenvolvidas nas favelas da cidade. O público alvo são jovens de 18 a 29 anos. Podem se candidatar grupos de duas pessoas ou mais, que tenham uma ideia que cause impacto na sociedade carioca nas áreas de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, entre outras.

A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo com a participação do Prefeito. Na ocasião, Eduardo Paes (democratas) falou sobre o programa.

 “Um programa dessa qualidade que, acima de tudo, chega em um momento tão difícil, gera esperança, acende uma luzinha no fim do túnel. Iniciativas como essa que misturam poder público e sociedade civil, com a qualidade da Unisuam, me dão ânimo para continuar fazendo com que essa cidade possa avançar. Tenho a certeza de que o Rio vai voltar a dar certo, afirmou Paes.

Advertisement

Salvino Oliveira, secretário da JUV-Rio explica a importância do projeto para o público jovem, que residem nestas localidades.

“A gente tem uma missão muito grande que é fazer a juventude voltar a sonhar, a acreditar num futuro diferente para nossa cidade. Principalmente, porque o Rio é uma das cidades que mais envelhece no Brasil. Temos agora que criar um outro modelo de cidade, de sociedade, com compromisso com a juventude, porque assim a gente consegue redesenhar o Rio que tanto precisa renascer das cinzas. E nada melhor do que nesse momento surgir um edital de empreendedorismo para aqueles que mais precisam, que é a juventude de favela e periferias da cidade“, afirmou o secretário.

As inscrições se dividem em duas modalidades: “Germinação”, que visa desenvolver e validar ideias em estágio inicial, com apoio para os primeiros passos da iniciativa empreendedora; e “Incubação”, voltada para projetos mais desenvolvidos.

A escolha dos projetos será realizada de forma on-line. Ao todo, até 30 propostas e ideias inovadoras serão contempladas para o programa de “Germinação” e “Incubação” do Pólen. Todos os membros das seis equipes finalistas irão receber uma bolsa de estudos integral de graduação na Unisuam.

Os três melhores projetos serão definidos por uma banca de avaliadores para cada modalidade do programa e, posteriormente, apresentados a investidores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16/03 no site do projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Favela Inova, lançado nesta sexta-feira, dá oportunidade a jovens empreendedores cariocas
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Supostamente colocaram a data para prazo de inscrição errada. No texto está dito que as inscrições podem ser feita até o dia 16 de março o que acho impossível pois a reunião aconteceu dia 19, provavelmente as inscrições encerraram no dia 16 de abril.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui