Programa Limpa Rio já tratou 46 rios e canais da baixada fluminense

As intervenções, além de beneficiarem quase 1 milhão e meio de pessoas, em 2021, ajudam a minimizar os estragos causados por enchentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Programa Limpa Rio avança na baixada fluminense, com limpeza de 46 rios e canais/ Divulgação

A Baixada Fluminense foi a grande beneficiada pelo programa Limpa Rio, em 2021. Através dele, 46 rios e canais de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti receberam tratamento de limpeza e desassoreamento por parte da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o objetivo de retirar aproximadamente, 373,3 mil metros cúbicos de sedimentos, dando a eles uma destinação ambiental adequada.

As intervenções realizadas pelo poder público estadual, além de beneficiarem quase um milhão e meio de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ajudam a minimizar os estragos causados por enchentes decorrentes do transbordamento dos rios.

Somente no município de Duque de Caxias, 23 rios e canais localizados nos bairros São Bento, Pilar, Vila do Sapê, Saracuruna, Vila Canaã, Gramacho, Nova Campina, Parque Paulista, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Jardim Anhangá, Santa Lúcia e Parque Estrela passaram por intervenções para a retirada de 207 mil metros cúbicos de sedimentos. Desse total, 20 rios e canais já tiveram as suas intervenções concluídas. Nos 3 restantes, os trabalhos seguem intensos, beneficiando mais de 929,4 mil pessoas.

O secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha, explicou que o Limpa Rio avançou muito no que diz respeito ao tratamento dos corpos hídricos da Baixada Fluminense. Ele destacou também que o propósito do estado é estender a atuação do programa a outros municípios do Rio, de forma que a população tenha um verão seguro.

Advertisement

Em 2021 avançamos muito com o Limpa Rio, principalmente na Baixada Fluminense, uma região do estado que sofre muito com o impacto das chuvas. Este ano queremos levar a ação para mais municípios e trabalhar para um verão seguro para a população fluminense”, destacou, Thiago Pampolha.

Em Belford Roxo, uma população estimada em 515 mil pessoas foi beneficiada com a limpeza e o desassoreamento executados em 21 corpos hídricos, dos quais foram retirados 139.497 metros cúbicos de sedimentos beneficiando. Em São João de Meriti, o tratamento de 2 canais resultou na retirada de 26.842 metros cúbicos de material.

Até agora, o Programa Limpa Rio já retirou 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos de mais de 90 rios e canais, de 33 municípios do Estado do Rio.

Foram atendidos até o momento os seguintes municípios: Areal, Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Pinheiral, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Valença e São Pedro da Aldeia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Limpa Rio já tratou 46 rios e canais da baixada fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui