Calçadão de Copacabana (Foto: Carlos Brito)

A prefeitura lançou nesta terça-feira (22/06) o programa Luz Maravilha em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A inciativa já está sendo implementada desde a última semana na região, mas a cerimônia de inauguração aconteceu na Avenida Atlântica, em frente ao Copacabana Palace, ponto icônico do bairro.

Na celebração, o acendimento simbólico de 30 luminárias clareou parte da calçada da Avenida Atlântica entre as Ruas Fernando Mendes e Rodolfo Dantas, que compreende a extensão do hotel.

Em uma semana de programa no bairro, 1.439 pontos de luz já receberam novas lâmpadas de LED, mais de 75% dos 1.834 postes espalhados por Copacabana.

A chegada das luminárias de LED em Copacabana consta na Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública do Rio  e tem como intuito modernizar todos os 450 mil pontos de iluminação pública da cidade.

A parceria inclui ainda a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; 5.000 pontos wi-fi; 4.000 sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 6.000 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.

A solenidade contou com a presença do presidente da Rioluz, Bruno Bonetti, da subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro e do secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação, Chicão Bulhões.

O Luz Maravilha é certeza de segurança, iluminação e autoestima. Só mesmo um programa como esse para deixar Copacabana ainda mais charmosa” comemorou Bruno Bonetti, depois de ativar a nova iluminação no local“.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ué, mas não teve um candidato sendo ridicularizado em algumas eleições da década passada por sugerir essa política pública como (parcial, ele deixou claro) medida interessante contra o varejo da violência do Rio?

  2. Parabéns pela iniciativa. Não podemos deixar a Cidade na escuridão.
    Usar de planejamento urbano e social, porque luz também é segurança.
    Devemos e precisamos acrescentar câmeras estratégicas ocultas e semi ocultas.
    As câmeras podem ser instaladas não só nos postes como em determinados prédios.

  3. Tem que colocar essas luzes nas praça de Guilherme dá Silveira, nova jales e nas praças em BANGU, padre Miguel, realengo, Santa Cruz etc…que estão com essas luzes que NÃO ilumina nada

  4. Tem que ter Luz Maravilha na linha vermelha, que esta completamente as escuras. Nao entendo como se absndona uma das portas de entrada da cidade, mas enfim…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui