Programa Mentorias Para Elas abre inscrições para formação gratuita de empreendedoras negras

Com duração de três meses, o curso tem como público alvo moradoras da capital fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto Mentorias Para Elas abre inscrições para formação gratuita de empreendedoras negras

O Brasil é o país com mais empreendedores no mundo, em que metade dos microempreendedores individuais (MEI) é composta por mulheres. Por conta do desemprego e desigualdades socioeconômicas, as mulheres negras, que são a maior parte desse grupo, com 51%, começaram a investir na própria empresa. No entanto, esse cenário mudou durante a pandemia, e 36% delas encerraram seus negócios.

Com o objetivo de investir na formação profissional por meio da economia criativa, a partir desta segunda-feira, dia 26/07, a Ártemis, em parceria com a Pan-Africa Vision, abre inscrições para o Programa Mentorias Para Elas, uma formação gratuita, com duração de três meses, voltada para mulheres negras da capital fluminense.

Inscrições
Para se inscrever é preciso ter 21 anos ou mais, ser empreendedora formal ou informal, no ramo da economia criativa, nas áreas de: moda, artesanato, comunicação, gastronomia, tecnologia, expressões culturais e demais áreas afins. A prioridade é para mães solo e de baixa renda que já tenham uma empresa, independente do tamanho. O cadastro será dividido em duas etapas: a primeira, com início na próxima segunda-feira, 26/07, somente para monitoras. Além dos requisitos acima, será um diferencial já ter atuado com monitoria ou na organização/gestão de eventos/projetos/cursos. O papel da monitora é auxiliar as alunas e ser uma ponte entre elas e o projeto. Serão selecionadas três mulheres, que além da  participação do curso, irão receber R$600 durante os três meses de formação.
As inscrições seguem abertas até o dia 01/08, domingo. A segunda etapa, para as alunas, abre no dia 28/07, quarta-feira. Serão selecionadas 60 mulheres da capital fluminense, que receberão bolsa-auxílio por dois meses, no valor de R$135,00. Destas, 30 serão mentoradas por funcionários das empresas LinkedIn e Unisys.
A mentoria tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de estratégias de negócios através de profissionais com experiência em diferentes áreas. Nessa categoria, as inscrições acontecem até o dia 05/08, quinta-feira. Além destas modalidades, o projeto ainda oferta 40 vagas para mulheres de todo Brasil, que queiram participar das aulas como ouvintes.

Reparação histórica
Segundo Priscilla Cadette, COO da Pan-African Vision e CEO da Ártemis, a reparação econômica para mulheres negras é um passo fundamental para a construção de novas perspectivas de futuro. “Para nós, essa reparação econômica representa uma forma de compensação em relação à discriminação sofrida no passado, e que ainda sofremos. A ideia é que consigamos evitar que o passado se reproduza interminavelmente, agora no presente, e se projete para o futuro. Se observarmos bem, o contexto socioeconômico é muito desfavorável para as mulheres em geral, mas, se olharmos com corte racial o abismo é um buraco sem fundo. Os dados referentes às mulheres negras no contexto socioeconômico são aterrorizantes. A vulnerabilidade ao desemprego é maior, taxa de desemprego, vítimas de feminicídio e tantas violências. Essa reparação significa resistência a um apagamento histórico!”, afirma.

Advertisement

O Programa Mentoria para Elas é uma realização da Ártemis, com o patrocínio da Prefeitura do Rio, através da Lei do ISS, da Secretaria Municipal de Cultura.

Ártemis e Pan-África: pelo ativismo econômico e igualdade racial
Há oito anos um sonho movia Priscilla Cadette de Manaus para o Rio de Janeiro.
Cantora lírica e empreendedora, ela planejava conectar pessoas e negócios, e assim nasceu a Ártemis. Em 2018, com a amiga e sócia Letícia Santos, a empresa se posiciona com um modelo inovador para gestão de projetos de economia criativa.
A parceria com a Pan-African Vision para o Programa Mentorias Para Elas veio da proposta de construir algo ainda maior e que alcançasse mais mulheres negras empreendedoras. A empresa do setor de consultoria, nasceu como uma plataforma de ativismo econômico, com foco na economia criativa, empreendedorismo, comércio exterior e educação.

SERVIÇO
Inscrição para alunas: neste link
Inscrição para monitoras: neste link.
Para mais informações, visite o site Ártemis, neste link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Mentorias Para Elas abre inscrições para formação gratuita de empreendedoras negras
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Programa Mentorias Para Elas abre inscrições para formação gratuita de empreendedoras negras
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui