Caminhões do programa Mesa Brasil / Foto: Hélio Melo

A campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) pretende distribuir 50 toneladas de alimentos à população necessitada do estado do Rio de Janeiro, através do programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ.

Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, na Região Serrana; seguidos por São João de Meriti e Nilópolis, ambos na Baixada Fluminense, foram os primeiros municípios contemplados, no início de abril de 2021. Foram distribuídas cestas básicas contendo frutas, verduras e legumes provenientes de propriedades rurais que integram o projeto Mesa no Campo, que redireciona alimentos com pouco valor comercial, mas em perfeito estado e com alto valor nutritivo, a entidades socioassistenciais cadastradas, que os distribui ao público final. Na cidade do Rio de Janeiro, a doação acontecerá no dia 10 de junho, na Igreja São José, na Lagoa.

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior destacou que a iniciativa responde à gravidade do cenário atual de desemprego e necessidade material gerado pela pandemia de Covid-19 no Brasil.  

Segundo Antonio Florencio de Queiroz Júnior, “a agenda de distribuição de alimentos tem como objetivo fazer frente ao cenário que estamos vivendo nesses primeiros meses do ano. Além da queda nas doações recebidas por ONGs e outras entidades, há um crescimento no número de pessoas que perderam suas fontes de renda por conta do recrudescimento da pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus. O Sistema Fecomércio RJ, por meio do programa Mesa Brasil Sesc RJ, tem o compromisso de ajudar essas pessoas, muitas delas trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo”.

O que é o programa Mesa Brasil Sesc RJ?

O programa Mesa Brasil Sesc RJ tem como objetivo o combate à fome e ao desperdício, através do recolhimento de doações de alimentos in natura de empresas e organizações que depois são distribuídos em creches, abrigos, asilos, e demais instituições devidamente cadastradas. O Mesa Brasil Sesc RJ também orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem todas as partes dos alimentos a serem consumidos. Somente em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas de alimentos em 49 municípios do estado do Rio. O Mesa Brasil Sesc RJ atua ainda em situações de calamidades, como desastres naturais.

Fique atento à agenda de doações nos municípios:

MAIO

11/05 – Niterói

12/05 – São Gonçalo

13/05 – Volta Redonda

18/05 – Barra Mansa

19/05 – Três Rios

20/05 – Angra

25/05 – Valença

26/05 – Barra do Piraí

27/05 – Itaperuna

JUNHO

01/06 – Cabo Frio

08/06 – Rio das Ostras e Macaé

09/06 – Conceição de Macabu

10/06 – Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui